• Postado por Tiago

Brutus terão trajeto especial entre o portão do porto e do novo terminal, que fica na avenida Marcos Konder

A partir de amanhã a rua Coronel Eugênio Muller e parte da avenida Marcos Konder, as duas no centro de Itajaí, estarão em obras. As mudanças previstas no local são pra abrigar a via exclusiva pra caminhões. Os brutus terão um trajeto próprio pra trafegar entre o portão do porto e o novo terminal, construído no antigo pátio do Metropol.

A via será construída a partir do meio fio do Teconvi e terá quatro metros de largura, seguindo reto até a esquina da avenida Marcos Konder. A divisão será feita por uma mureta. “Essa via não vai interferir em nada no tráfego de veículos ali da região. Os carros continuarão passando nos dois sentidos”, prometeu o secretário de planejamento e desenvolvimento urbano, Paulo Praun Cunha Neto.

Pra garantir a construção da via, algumas adequações serão feitas. A rótula existente entre a Coronel Eugênio Muller e a Marcos Konder será removida, assim como o canteiro em frente ao porto. “O primeiro passo será retirada dos postes de alta tensão do trajeto”, disse Praun.

Os gastos com as mudanças, que não foram divulgados pela prefa, serão pagos pelo Teconvi. O prazo de conclusão da obra também não existe. “É difícil prever quanto tempo vai durar a obra. O fator climático influencia muito no processo e como o local é muito movimentado teremos que fazer por etapas”, justificou o secretário.

Árvores na chón

O meio ambiente também pagará pela construção da via dos brutus. Pra tudo ficar do jeito que tá no projeto, 12 árvores terão que ser derrubadas dos canteiros da Coronel Eugênio Muller e Marcos Konder. As coitadas devem ir pra chón nesta semana.

As árvores serão retiradas pela secretaria de obras com o aval da fundação do meio ambiente (Famai), garante Praun. Pra se redimir do pecado, a prefa se comprometeu a plantar 36 mudas em diversos pontos da cidade.

  •  

Deixe uma Resposta