• Postado por Tiago

O pessoal da prefeitura de Itajaí marcou uma reunião pra hoje à tarde pra mostrar aos curiosos como atravessar um rio debaixo d’água sem se molhar. O engenheiro gringo Jorgem Holst, da empresa dinamarquesa Cowi, vai apresentar uma porrada de projetos de túneis submersos que já rolam em algumas citys da Europa.

Um dos assuntos que deverá ser questionado é a possibilidade de uma ligação subterrânea entre Itajaí e Navegantes. O secretário de planejamento e orçamento da prefa peixeira, Rogério Benitez, afirma que a intenção da reunião é apenas apresentar as técnicas e processos de construção desses túneis, que podem ser aplicados em qualquer lugar, mas que a alternativa do acesso a Navegacity deve vir à tona.

“Não sabemos ainda se isso é ou não viável e de que forma seria feito, mas esse é um questionamento que pode ser feito ao engenheiro dinamarquês”, explicou.

A pendenga pra criar outro acesso – além do ferri-bote e da BR – ao município dengo-dengo não é de hoje. No ano passado, alguns estudos foram feitos pra construção duma ponte entre as duas cidades e o deputado federal João Matos (PMDB) chegou a anunciar que o governo federal incluiu no Plano Plurianual (PPA) 120 milhões de reales pra construção da travessia. Mas até agora, nada de ponte ou túnel.

A reunião, que é aberta pra acadêmicos, empresários e pro povão interessado, vai rolar no auditório da prefeitura, a partir das 14h.

  •  

Deixe uma Resposta