• Postado por Tiago

img_2300Construído no século 18, o Forte Santa Bárbara ? sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) ? vai ser reformado pela prefeitura da Capital.  A ordem de serviço para início das obras no imóvel foi entregue pelo prefeito Dário Berger e o superintendente da FCFFC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, nesta segunda-feira (8).  ?Esse é um patrimônio nobre.  Temos que preservá-lo e revitalizá-lo para a cidade?, ressaltou o chefe do Executivo Municipal. 

Os reparos vão abranger a estrutura do telhado, forros e manutenção das esquadrias de madeira de todo o conjunto arquitetônico, que soma 1.500 metros quadrados de área construída.  Também será feito o restauro do muro e a pintura interna e externa da edificação, localizada nas imediações do antigo terminal de ônibus Cidade de Florianópolis, no centro.  Sob a responsabilidade da empresa Construhab Construtora Ltda, a obra está orçada em cerca de R$ 150 mil.  Durante a execução das benfeitorias, a FCFFC continuará atendendo no local. 

Representando a Capitania dos Portos na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o capitão de corveta Etevaldo Rodrigues disse que a reforma traz grande alegria à Marinha do Brasil, proprietária do imóvel.  ?É uma satisfação ver que o município está preocupado com a conservação desse patrimônio e que está dando a ele um uso nobre para a sociedade?, destacou.

Esta é primeira reforma no Forte Santa Bárbara desde que a edificação foi cedida ao município, em 2000.  Intermediada junto ao Comando do 5º Distrito Naval, a cessão do imóvel envolveu como contrapartida a construção da nova sede da Agência de Capitania dos Portos, que até 1998 estava instalada no forte e foi transferida para a região continental.

Restaurado há uma década, sob orientação da 11ª Delegacia Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio abriga atualmente a estrutura administrativa da FCFFC.  Também sedia exposições, reuniões e espetáculos, além de servir de base para os ensaios semanais do projeto Orquestra Escola.

  •  

Deixe uma Resposta