• Postado por Tiago

ABRE-DA-PAGINA---abertura-marejada---foto-Felipe-VT-82

Abobrada sangrou primeiro barril de chope e vinho da Marejada 2009

Com meia hora de atraso, foi aberta, ontem, no Centro de Eventos peixeiro, a 23ª Marejada, com direito a muito discurso e puxação de saco das otoridades. Pelo menos as otoridades que deram as caras, porque muito figurão deu o cano e só mandou representante. Depois de muito blablablá, o prefeito fez a sangria do barril de vinho e de chope ao som do hino peixeiro e ofereceu aos compadres. Lá fora, o povão lotava o pavilhão gastronômico, aproveitando a gratuidade do primeiro dia da festa e tirando foto do show de fogos.

No discurso, Jandir Bellini (PP) lembrou que a Marejada foi criada pra levantar o moral da galera que tinha sofrido com as enchentes dos anos 80, e que a mesma coisa aconteceu este ano. Ele disse também que a edição deste ano é um aperitivo do que vai rolar no ano que vem, quando Itajaí completa 150 anos de emancipação política. A banda Guarani, toda vestidinha de português, comandou o show da solenidade. Outras criancinhas vestidas a caráter roubaram a atenção dos abobrões.

Os sósias

A abertura da festoca portuguesa foi deixada de lado pelas otoridades catarinenses. A maioria dos abobrões mandou representante e se livrou da bronca. Foi o caso do ministro da Pesca, Altemir Gregolim (PT), do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), do vice-governador Leonel Pavan e até o reitor José Roberto Provesi.

As personalidades mais ilustres foram os embaixadores de Portugal João Manoel Guerra Salgueiro e Isabel Eça de Queiroz, bisneta do escritor Eça de Queiroz. Eles moram em Brasília e aceitaram o convite do secretário de Turismo, Wagner Lúcio de Souza, aliás, um dos mais emocionados. Ele pegou o bonde andando e conseguiu deixar o local arrumadinho, com direito a cerquinha branca com flores na entrada.

Também deram as caras a miss Itajaí, Aline Zermiani, e uma trinca de rainha e princesas da Festa das Flores, que vai rolar em novembro, em Joinville.

  •  

Deixe uma Resposta