• Postado por Tiago

Nilson Bylaardt (PMDB), prefeito eleito em Guaramirim, teve seu diploma cassado pelo TRE durante a sessão do dia 1ºde julho. Foi considerado compra de votos o pagamento de uma viagem ao Parque Beto Carrero World a um grupo de senhoras da cidade. Na decisão foi determinado seu afastamento do cargo, mas não haverá nova eleição no município. O Tribunal anulou os 7.551 votos obtidos por Bylaardt. Como os votos dele  não alcançaram a maioria absoluta dos votos válidos, não haverá nova eleição em Guaramirim. Deverá assumir a prefeitura o segundo colocado na disputa de 2008, Evaldo João Junckes (PT).

Nilson Bylaardt  teria pago ônibus da Viação Canarinho pra viagem, ocorrida em 25/09/2008, de integrantes do Clube de Mães da localidade de Poço Grande ao Parque Temático Beto Carrero World, com o intuito de angariar votos.

Para o relator do processo no TRE, juiz Márcio Vicari, o pedido de votos, mesmo que não explícito, está muito bem demonstrado pela contratação do ônibus, conforme a documentação acostada aos autos, e pelo período em que foi perpetrada. “A meu juízo, evidente está que nenhum candidato distribui e paga, em época eleitoral, benesses a eleitores apenas por benevolência”, disse o relator.

Guaramirim possuía 22.145 eleitores quando da eleição de 2008. Nilson Bylaardt pode recorrer da decisão ao TSE.

  •  

Deixe uma Resposta