• Postado por Tiago

abre-pagina-10

Periquito:? Houve um equívoco de informação?

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito (PMDB), desmentiu ontem seu secretário da saúde, José Roberto Spósito, que anunciou na manhã de terça-feira o fechamento das baladas e restaurantes da cidade que não tivessem áreas ventiladas a partir de segunda-feira, dia 17. ?A gente respeita o entendimento dele [Spósito], mas por enquanto vamos tomar medidas menos impactantes?, disse o prefeito-ave.

Pra não deixar o secretário com cara de tolo, Periquito disse que o fechamento das casas noturnas, no entanto, não está completamente descartado. O prefeito ressaltou que o secretário da saúde acredita que o ideal mesmo era acabar com qualquer aglomeração de pessoas na cidade pra evitar a transmissão do vírus da gripe porca e disse que, se a situação apertar, o fechamento das boates e restaurantes pode rolar. ?Que Deus nos abençoe e isso não seja necessário, mas não posso descartar que, amanhã ou depois, a gente tenha que tomar essa medida?, lascou.

O prefeito não quis comentar o fato de o secretário ter tornado pública uma decisão que sequer tinha sido aprovada pelo chefe e reafirmou o respeito pelo médico Spósito. ?Houve um equívoco de informação, mas respeitamos a posição do secretário, que é a autoridade máxima da saúde no município?, disse, em defesa do abobrão.

O secretário da saúde tinha compromisso em São Joaquim e não apareceu em Balneário Camboriú ontem. No final da tarde, o prefeito recebeu representantes de várias entidades e sindicatos no seu gabinte e reforçou que não vai rolar o tal fechamento das baladas, pelo menos por enquanto. ?Se isso acontecer, haverá um decreto meu e todos serão informados antes?, garantiu o prefeito.

Criado comitê

Apesar de não aderir à decisão radical, o prefeito-ave informa que os agentes de saúde do município estão em alerta e trabalhando pacas na prevenção. Pra debater o assunto e bolar estratégias pra evitar que a desgraceira se espalhe por aqui, a prefa até solicitou a criação de um comitê gestor de gerenciamento de crise, reunindo o pessoal da vigilância epidemiológica, prefa, câmara de vereadores e do hospital, pra avaliar a situação da nova gripe.

Pra impedir que o vírus tome conta em grandes aglomerações, a prefeitura decidiu cancelar palestras, cursos e festerês oficiais que reuniriam muita gente. As barnabés grávidas também foram afastadas do balcão pro trampo administrativo. E pra manter o povão informado, foi montado um centro de triagem na frente do postinho da rua 1500, onde o pessoal recebe atendimento médico e orientação sobre a nova gripe.

Em Balneário, estão confirmados dois casos. Estes pacientes foram contaminados pelo H1N1 fora da Santa & Bela e voltaram malemal. Foram internados, tiveram alta e hoje passam bem. Até terça-feira, cerca de 20 pessoas estavam sendo monitoradas com suspeita de estarem com a gripe porca. Todos tiveram material coletado e encaminhado pra análise de laboratório.

Donos de bares aliviados

Os donos de casas noturnas e de restaurantes ficaram aliviados com a decisão do prefeito. Um deles foi João Francisco Barão, do restaurante Didge Australian Bar, que fica na Barra Sul. Pra manter a limpeza do local e garantir a tranquilidade dos clientes, João conta que foram colocados compartimentos de álcool em gel na entrada do restaurante, todas as janelas são mantidas abertas e até foram instalados mais dois circuladores pra garantir a renovação do ar. ?Temos toda uma preocupação pra prezar pelas nossa saúde e das pessoas que estão frequentando o local?, conta.

  •  

Deixe uma Resposta