• Postado por Tiago

Com ?desistências? de vice e do presidente da Alesc, Varella comanda o estado por 10 dias

Como ninguém quis, Varella assumiu o abacaxi

O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) transmitiu ontem à tarde o comando da Santa & Bela pro presidente do Tribunal de Justiça, João Eduardo Souza Varella. O governador tratou o ato como republicano e deu carta branca pra seu substituto. ?É um fato que se repete pela quarta vez. Demonstra um relacionamento altivo, harmônico e independente entre os poderes. Estou saindo de viagem, o vice-governador entrou em período de licença médica e o presidente da assembleia também está viajando. O quarto na sucessão é o presidente do TJ. Está se cumprindo a constituição do estado?, disse o governador.

Apesar de LHS querer manter as aparências, todo mundo sabe que as coisas não funcionaram bem assim. Pavan deveria ter assumido o governo no começo deste ano. Mas com toda treta descoberta pela operação Transparência, ele coincidentemente arranjou uma gastrite. Com isso, o tucano tá fora do meio político por uns dias e espera a poeira baixar pra ver se, em fevereiro, assume de vez o canetão mais poderoso do da Santa & Bela. Pra não perder a amizade, o presidente da leleia, Jorginho Mello, também resolveu viajar.

LHS embarca hoje pra Zoropa. Apesar de garantir que vai de férias, a assessoria do governo informou que o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lumertz o acompanhará. Nesse período, participarão de reuniões com autoridades e empresários na França e na Itália. Antes de assumir o governo, Varella transmitiu o cargo de presidente do TJ ao desembargador Volnei Ivo Carlin.

Sossegado

Varella disse estar satisfeito porque LHS havia prometido que ele assumiria o cargo. ?Minha intenção é meramente representativa, sem caráter administrativo. De forma que minha permanência será tranquila, apenas dando continuidade aos atos normais de uma administração?, comenta.

E nem poderia ser diferente. LHS sancionou todos os projetos antes de sair. O único problema político que tem pra administrar é o caso do vice Pavan, que depende agora da leleia decidir se ele poderá ser julgado ou não. Como tudo isso só começa a ser resolvido nos primeiros dias de fevereiro, daqui até lá a cena política no estado promete ficar feito água de poço: sossegadinha. ?Essa questão só voltará a ser discutida na minha volta?, encerrou LHS.

Quem é o novo governador

João Eduardo Varella, 66 anos, nasceu em Joaçaba. Iniciou a carreira na magistratura em 1973, como juiz substituto em Concórdia. Foi o primeiro magistrado a ingressar no TJ como Juiz de Direito Substituto de 2º Grau. Em 1996, foi promovido a desembargador. Atuou na presidência do TRE e comandou as últimas eleições no estado. Sob sua responsa, viabilizou projeto piloto pra realização de eleições por urnas biométricas.

  •  

Deixe uma Resposta