• Postado por Tiago

A primavera começa hoje às 18h18. Mas não será a chegada da estação das flores que vai espantar a chuva chata que tem deixado muita gente de olhos arregalados na região. A previsão da Epagri para os próximos três meses ainda é de bastante chuva, princpalmente nos últimos dias de setembro e também em outubro. A culpa, mais uma vez, é do famoso fenômeno El Niño, que tá na área pra avacalhar com o clima.

A Epagri divulgou ontem nota oficial que diz que pro mês de outubro estão previstas chuvas frequentes, do mesmo jeito que rolou até agora no mês de setembro. Outubro, segundo os meteorologistas, já é o mês que concentra os maiores volumes de chuva, quando normalmente São Pedro manda, pelo menos, entre 170 mm e 250 mm de água lá de cima.

E este ano, a chuvarada deve ficar acima dessa média. Na primavera, as frentes frias se formam normalmente no Paraguai e vêm parar aqui graças à ventania, que também tá garantida até a primeira quinzena de novembro, no mínimo, e prometem deixar o marzão agitado.

Aguaceiros e chuva de granizo também estão na previsão da Epagri, que diz que, em época de El Niño, a chance de dar esse tipo de perrengue é ainda maior. Na segunda quinzena de novembro e na primeira quinzena de dezembro, com a diminuição das frentes frias de camelô – que vêm do Paraguai – , o tempo melhora, a nebulosidade diminui, o ar fica mais seco e a turma vai poder ficar mais tranquila em relação às enchentes e aos alagamentos. Daí pra frente, a preocupação passa a ser com as chuvas de verão.

  •  

Deixe uma Resposta