• Postado por Tiago

INTERNA-8---ABREreuniao-camara-de-vereadores-gripe-suina---foto-felipe-VT-01

Câmara lotou de gente pra discutir a gripe suína

Ontem, pelo menos três discussões sobre a gripe do porco reuniram os grandões da saúde no Itajaí. Depois da confirmação dos dois casos de peixeiros com o vírus H1N1, tá todo mundo correndo atrás do prejuízo pra evitar que novas transmissões aconteçam. Até os vereadores deixaram as férias de lado e organizaram uma audiência pra ficar por dentro do assunto.

A princípio seria uma reuniãozinha, que por causa da grande quantidade de participantes teve que ser transferida do plenarinho pro grande plenário da casa do povo. Representantes da Univali, hospitais Marieta Konder Borhausen e Pequeno Anjo, defesa civil, secretaria de saúde e vigilância sanitária lotaram a câmara. Tirando o Renato Ribas (PSDB), que tá em viagem com a família, todos os outros vereadores peixeiros compareceram.

O presidente da casa da povo, Luiz Carlos Pisseti (DEM), disse que é preciso deixar o povão por dentro da realidade dos fatos e por isso tomou a decisão de reunir a galera. ?O pedido dessa convocação veio do vereador Laudelino Lamim (PMDB), que ao percorrer o bairro Cordeiros percebeu a preocupação das mães que têm filhos nas creches. Nós precisamos orientar esse povo e esclarecer o que está acontecendo?, falou.

Operação de guerra

A coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica peixeiro (DVE), Maria Helena Galabarof Toth, contou que a partir de hoje um local específico vai atender as pessoas que estão com sintomas da gripe porca. Profissionais treinados farão o atendimento no centro comunitário do bairro São Vicente, que fica ao lado da policlínica.

Maria Helena garantiu que não houve mais confirmações de contaminação pelo vírus. ?Itajaí continua com duas pessoas com a gripe A?, garantiu. Até o fim da tarde desta terça-feira, a página eletrônica da vigilância epidemiológica estadual, responsável pelo envio dos dados oficiais, permanecia com o mesmo número de pessoas com suspeita na cidade: 19.

Em Navegantes, dois casos estão sob observação. Um homem de 42 anos e uma criança de sete tão no hospital de Navegantes por suspeita da gripe porca. Segundo o diretor da vigilângia epidemiológica da prefa dengo-dengo, Jeferson Belotto, a coleta de material para o exame que vai confirmar a contaminação foi feita na segunda-feira à tarde e ontem de manhã foi mandado pra Floripa. O material vai pra São Paulo e o resultado do exame deve chegar em duas semanas.

O bagrão garantiu que o quadro dos pacientes está melhorando e que os dois devem ficar em quarentena nas próprias casas.

Hospitais diboa

A enfermeira do centro de controle de infecção hospitalar do hospital Pequeno Anjo, Leila Chaves Cabral, falou que na unidade infantil não foram confirmados casos, ao contrário dos comentários que rolam pela city. ?Nós tivemos suspeitas, mas casos confirmados de crianças com a gripe A em Itajaí não tivemos nenhum?, afirma.

Denise Nova Cruz, diretora técnica do hospital Marieta, falou que três pacientes graves com suspeita da gripe do porco estiveram internados no hospital recentemente, mas garante que atualmente não há ninguém com os sintomas no local.

A diretora contou que a demanda de atendimento de pessoas com sintomas da gripe porca aumentou muito no pronto socorro do Marieta. Por isso, Denise fez um comunicado ao povão. ?Os casos suspeitos serão atendidos especificamente nas unidades de saúde do município. O hospital Marieta vai receber só os casos graves?, esclarece.

  •  

Deixe uma Resposta