• Postado por Tiago

INTERNA_abre-direita_tomate_internet

Vilão: tomate foi o produto que mais variou

Pra comprar os itens da cesta básica, o itajaiense vai gastar entre R$ 49,93 e R$ 70,55. Assustado com a diferença de preços? Pois foi isto que os técnicos da procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) da prefeitura de Itajaí encontraram esta semana nos principais supermercados da cidade. ?Esta grande diferença se deve ao fato da pesquisa não considerar a marca, somente o produto disponível com o menor valor, e neste caso preço nem sempre é tudo?, ressalta o advogado Rafael Martins Seara, chefão da Procon.

Os fuçadores da procuradoria pesquisaram os preços de 21 produtos alimentícios e de higiene pessoal e da casa. O vilão desta pesquisa foi o tomate. Ele apresentou variação de preços entre um mercado e outro que chegou a 134,65%. O papel higiênico veio logo em seguinda no ranking dos itens com maior diferença: 120%.

Rafael explica que na pesquisa não é levada em conta a marca ou a qualidade dos produtos e sim o menor preço. ?Por isso, a dica é pesquisar, comprar barato, mas sempre estar preocupado com a qualidade do que está levando para casa?, observa.

A pesquisa é feita todo mês e tem como objetivo divulgar hábitos inteligentes de consumo no povão, além de promover a concorrência entre os mercados.

Nem tudo que reluz é ouro

O chefão da Procon alerta o povão pro agá que alguns comerciantes costumam dar na hora de fazer ofertas de produtos, do tipo ?pague dois e leve três?. ?Esses produtos podem estar com o prazo de validade no limite ou até mesmo com outro problema que o comerciante não informa ao consumidor?, ressalta Rafael.

Conferir o prazo de validade da mercadoria e checar se a lata ou a caixa não está amassada ou furada são alguns procedimentos que o povão deve ter como regra na hora da compra, principalmente das promoções. ?Redobre os cuidados para não colocar a saúde da sua família em risco e tampouco ter que jogar o produto fora depois de tê-lo comprado?, afirma o advogado.

  •  

Deixe uma Resposta