• Postado por frandiarinho

Dia das Crianças já está aí e, com ele, a corrida de última hora ao comércio em busca de presentes para comemorar a data. Com o objetivo de orientar o consumidor a fazer uma compra consciente e a evitar alguns possíveis problemas, o Procon de Itajaí dá algumas dicas.

A primeira dica é pesquisar pra encontrar o melhor presente e o menor preço. Em datas como esta, os preços variam muito e, por isso, o consumidor não pode comprar por impulso e nem se deixar levar pela conversa do vendedor. Além disso, a pesquisa de preços, aliada ao bom senso, é fundamental para que o consumidor não comprometa o orçamento familiar.

Outra dica importante é não levar crianças às compras. As crianças são seduzidas com a grande variedade de produtos, o que pode ter como conseqüência um aumento no valor final do presente. Porém, se isso não for possível, é preciso que os pais deixem claro aos filhos o quanto eles podem gastar.

Também é preciso verificar questões de segurança e saúde. Todo brinquedo comercializado no Brasil – nacional e importado – precisa ter selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A certificação obrigatória para brinquedos destinados a crianças com até 14 anos é a garantia de que ele foi aprovado em todos os testes que simulam situações pelas quais passaria na mão das crianças.

  •  

Deixe uma Resposta