• Postado por Tiago

INTERNA-BAIXO-PAG-23---s---torcidas-organizadas---gavioes-alvinegros-foto-rubens-flores-arquivo-26mai08

Organizadas continuam precisando cadastrar seus integrantes pra entrarem nos estádios

As cenas de vandalismo e violência da torcida do Coritiba, após o time ser rebaixado pra Segundona, ainda repercutem por todo o país e também mundo afora. Aproveitando o gancho e trabalhando pra que haja cada vez menos confusão nos estádios catarinenses, o pessoal do Poder Judiciário de Santa Catarina divulgou ontem que o programa Justiça Presente volta com força total em 2010, já na partida de abertura do Catarinão, dia 16 de janeiro, entre Avaí e Brusque. A principal competição barriga-verde será disputada em 98 jogos, todos com a presença do Judiciário em campo.

O Justiça Presente é um programa do Tribunal de Justiça, que busca garantir paz e tranquilidade nos estádios catarinenses. Em 2009 ele obteve seu melhor desempenho em campo, reduzindo o índice de ocorrências nos estádios de 25% (verificado em 2008) pra 3,7%. Das 137 partidas acompanhadas, foram apenas cinco ocorrências em três jogos. Quatro propostas de transação penal foram formuladas e aceitas, ou seja, rolou um acordo entre a dona justa e o baderneiro pra que não fosse aberto processo. Somente num caso o processo foi encaminhado ao Juizado Especial, porque não era a primeira vez que o cara tinha aprontado.

Neste ano, o Justiça Presente atuou em 88 partidas do campeonato Catarinense, quatro da copa do Brasil e 37 das séries A e B do Brasileirão. ?As pessoas sabem que o Justiça Presente vai estar no jogo, isso cria respeito e ajuda na redução das ocorrências?, diz o coordenador do programa, Antônio Julião da Silva.

Julião afirma ainda que o sucesso do projeto no estado serviu pra que o Conselho Nacional de Justiça firmasse parceria com o ministério do Esporte, com o objetivo de criar juizados criminais efetivos nos estádios brasileiros, o que deve rolar já em 2010.

Pra diminuir o risco de tumultos, a federação Catarinense de Futebol (FCF) continuará com a proibição da venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios e manterá o termo que obriga cadastro dos membros de torcida organizada pra entrarem com suas camisas, faixas e bandeiras nos jogos.

Vistorias nos estádios

Também pensando na segurança de quem vai ao jogo só pra torcer pro seu time de coração, FCF anunciou o cronograma pras vistorias nos 10 estádios dos times que jogarão o Catarinão 2010. A Ressacada, do Avaí, e o Orlando Scarpelli, do Figueirense, serão os primeiros a tomarem aquela bizolhada, na segunda e terça-feira, respectivamente. No dia 4 de janeiro será a vez da Arena Joinville (Joinville) e do João Marcatto (Juventus, de Jaraguá do Sul), dia 5 Heriberto Hulse (Criciúma) e Emília Mendes Rodrigues (Imbituba), dia 7 Índio Condá (Chapecoense) e dia 8 Hermann Aichinger (Atlético de Ibirama), Sesi (Metropolitano) e Augusto Bauer (Brusque).

A vistoria será feita por abelhudos da polícia militar, bombeiros, vigilância sanitária e conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/SC), além do pessoal da FCF.

  •  

Deixe uma Resposta