• Postado por Tiago

dona-fausta-telefonia-celular

Olá, garotada deste litoral congelante, firmeza? Eu quase fui a nocaute experimentando as promoções oferecidas pelas companhias de celular. Vocês sabem que a terceira idade tem dificuldade, pra não dizer medo, de usar essas tecnologias modernas. Ainda mais estes celulares que não param de inventar moda, e tem aquelas teclinhas miudas que a gente se atrapalha toda. Meu bom Jesus de Iguape! Mas missão é missão.

Eu precisava testar as operadoras pra saber qual delas é mais vantajosa, e devo admitir que não cheguei a uma conclusão. Nenhuma funcionou 100%, então, o que podemos fazer é escolher a menos trapalhona, porque pode ver: quanto mais coisa oferece, mais dificuldade tem pra cumprir com eficiência. Se você for que nem eu, que só usa celular como telefone e, no máximo, usa a agenda e a calculadora, o melhor é escolher a operadora mais básica e com boa cobertura.

Vocês já viram as propagandas de celular por aí? Com todo mundo absurdamente feliz? Tá rindo de que, meu chapa?! A gente vê toda hora na tevê o povo reclamando das operadoras por prometer felicidade em forma de ligações telefônicas e como a realidade é muito diferente, a relação comercial acaba na dona justa. Tem ainda aqueles que têm conta e quando querem cancelar por estarem insatisfeitos com o serviço, são obrigados a pagar multa. Ainda bem que o teste foi feito com pré-pago, nega!

É por essas e outras que o povão comemorou à beça a chegada da portabilidade em março, que possibilita manter o mesmo número, mesmo mudando de operadora. O único problema é desbloquear o telefone, que custa cerca de R$ 40, uma carestia! Até maio, mais de um milhão de usuários já tinham trocado de operadora. Para isso, se deve ir até à operadora para a qual ele quer migrar e pedir uma nova habilitação. A operadora antiga terá um dia útil pra conferir os dados e o processo de portabilidade deve ser concluído em cinco dias. Para se ter uma ideia de como estas operadoras são fulêras, 40% das reclamações ao PROCON são contra as empresas de telefonia. Êita!

Vivo

logo-vivo

meia boca 

Depois de esperar horrores pra ser atendida, quando coloquei o bendito chip, não funcionava de jeito nenhum. Tive que pedir um celular da Vivo pros colegas; já os outros funcionaram na boa. Depois que vi como é rápido o atendimento pelo callcenter pra fazer o cadastro, percebi que é roubada ir na loja. O atendimento é um embaço e os atendentes com aquele sorriso nervoso. Pudera! É a única operadora que condiciona a comissão à nota que o cliente dá.

Lá, o chip sai de graça, mas é preciso fazer uma recarga. Naquele dia só tinha de R$ 22 pra cima, com validade de 90 dias. Pra fazer o teste, liguei prum parente que mora no Rio e a chamada foi boa, mas pra ver o saldo, foi uma novela. Precisei fazer uma senha na internet que veio por msn. Mas, esqueci e fiz uma nova, mas a mensagem nunca chegou.

O valor do minuto é R$ 1,11, o torpedo custa R$ 0,26 e o atendimento levou 45 minutos. O cancelamento rolou em quatro minutos.

Oi

Logo-da-Oi

fulero

A gente vê a promoção ?Recarregue com R$ 1 e fale até o fim do mês? e fica toda boba, achando que tá fazendo um negoção. Comprei o chip, que veio com R$ 20 de crédito, e fiquei de colocar a recarga de R$ 1 no dia 1º pra ganhar R$ 600 no mês. Voltei na loja e eles tavam loucos por causa da maquininha de vender crédito. Era tanta gente querendo colocar R$ 1 que o sistema não deu conta. Voltei no mesmo dia mais duas vezes e uma vez no dia seguinte, quando a fila tava na porta. Quando chegou a minha vez, o rapaz tentou três vezes e nada. Desisti.

Na redação, também teve gente berrando por causa da Oi. Em termos de promoção, não tem pra ninguém, como rolou com o ?pula-pula? da Brasil Telecom. Sem falar que aquele R$ 1 só servia pra ligar pra outro Oi. Pra cancelar, é só parar de usar o chip que o cadastro é desativado em 180 dias.

Brasil Telecom

CLI11brasiltelecom

supimpa

Este chip eu não comprei. Veio de graça junto com o aparelho que comprei há um ano e meio. Como a Brasil Telecom foi comprada pela Oi e não teria como adquirir um novo chip, decidi testar aquele que tava na gaveta. Foi só colocar no aparelho, falar com a atendente no callcenter e sair falando. Veio com R$ 30 de bônus pra falar com quem quiser. Até atualizei o conversê com as cumádis e ainda sobrou crédito. Beleza!

Claro

ClaroLogo

meia boca

Fui comprar o chip num shopping em Balneário, porque em Itajaí não tem a loja da Claro. Lá, descobri que a loja tinha fechado, mas dava pra comprar num quiosque. O atendimento com a Josiane foi vapt-vupt. Ela não me explicou as vantagens, nem pra que serve o cartão PIN ou o que é 3G. Em compensação, fez o cadastro em cinco minutos.

Liguei de dentro da redação pruma pessoa ao meu lado e a voz eletrônica disse que tava fora de área. Dã. A promoção era de falar um minuto e ganhar 10 pra falar com outro Claro. Mas quando fui usar, a promoção tinha mudado pra ?ganhe R$ 1 a cada minuto falado?.

A recarga mínima é de R$ 11, o minuto custa R$ 1,21 e o torpedo custa R$ 0,30. Pra cancelar, a atendente do callcenter queria saber porque eu tava cancelando e me deixou esperando no telefone com aquela musiquinha chata. Depois de meia hora, desliguei. Quando liguei de novo pra saber se o número tava cancelado, já tava fora de serviço.

TIM

tim-logo

meia boca

Minha aventura começou pela TIM. Cheguei na loja numa bela tarde de sol, e me dirigi à atendente Ana Paula. Ela foi muito atenciosa e teve paciência pra explicar os planos do pré-pago. Naquele dia tinha uma promoção de pagar R$ 10 por dois chips, sendo que um seria de um plano e o outro, mais vantajoso, do plano ?infinity? (infinito). Neste plano, a gente paga apenas o primeiro minuto, que custa R$ 1,25 e podia falar até cansar.

Mas guria, que demora pra fazer o cadastro! Fiquei quase uma hora lá tomando sol na cara porque o sistema tava lento. Misericórdia! E quando fui usar o aparelho, surpresa: cada número tinha apenas um real de crédito, ou seja, mal usei e já acabou. Uma vantagem que dá pra botar carga a partir de um real, mas a validade cai pra uma semana. Cada torpedo custa R$ 0,39 e o acesso à caixa postal R$ 0,60. Para cancelar levou 15 minutos.

  •  

Deixe uma Resposta