• Postado por Tiago

Os sabichões da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaram ontem que a segunda prévia do mês do índice geral de preços do mercado (IGP-M) registrou alta de 0,41%. Isso pode resultar num aumento dos aluguéis na virada de setembro para outubro, já que o IGP-M é o principal índice usado como referência pra reajustar preços de alugueis residenciais e comerciais. O que chamou a atenção dos economistas da FGV é que até então o índice vinha crescendo tal qual cola de cavalo. No ano, acumula queda de 1,62%.

Vários outros índices são usados para compor o IGP-M. Um deles é o de preços de atacado. Este foi um dos que mais influenciou a alta do índice geral de preços de mercado. Pulou de 0,78% negativo no comecinho do mês pra 0,55% positivo. O índice de preços do consumidor (IPC) também ajudou a aumentar o IGP-M. Subiu de 0,10% para 0,25%. A principal alta do IPC foi registrada no grupo de alimentos. O preço do rango variou, na segunda semana de setembr,o de menos 0,25% para 0,61%.

Para calcular a segunda prévia do IGP-M de setembro, os sabichões da FGV fuçaram preços praticados lá pelo dia 10 de setembro.

  •  

Deixe uma Resposta