• Postado por Tiago

INTERNA_12_quer-saber_foto-divulgação

Leitor tá encasquetado com o trampo das garotas do Fantástico

O comerciante Clóvis dos Anjos, 37 anos, tá intrigado com uma situação que enfrentou no seu comércio. O leitor relata que tava querendo contratar menores de 16 anos pra lhe ajudar em sua loja como empacotadores, mas levou uma baita brecada. ?Só posso contratar jovens acima de 16 anos. Fui informado que a lei não permite?.

A bronca de Clóvis é que em todos os domingos, no Fantástico, da rede Globo, aparecem gurias menores de 16 anos correndo atrás do sonho de ser uma modelo famosa. Encasquetado, o comerciante quer saber:

Menores de 16 anos podem trabalhar? Ou só o trabalho pra rico pode e pra pobre não?

Patrícia Raquel da Silva, consultora de recursos humanos (RH), explica que o caso das meninas do Fantástico é diferenciado. ?Existe uma lei federal, que é a lei do artista, que permite o trabalho de menores de idade com acompanhamento dos pais?, explica.

No caso de Clóvis, Patrícia disse que existe o programa Jovem Aprendiz, onde menores de 16 anos podem ser inseridos no mercado de trabalho, desde que tenham jornada diária de quatro horas. ?Eu sugiro que o comerciante procure entidades que ofereçam cursos profissionalizantes, como o Parque Dom Bosco, que possui jovens inseridos no programa Jovem Aprendiz?, orienta.

A consultora comenta que é comum ver menores de 16 anos trampando, principalmente em supermercados, como empacotares ou repositores de produtos.

  •  

Deixe uma Resposta