• Postado por Tiago

A Receita Federal liberou ontem a consulta ao terceiro lote de restituição do imposta de renda declarado este ano. Quem caiu na malha fina da declaração do ano passado também poderá saber se tem grana a receber ou a pagar a mais. O dinheiro estará às disposição a partir de 17 de agosto, uma segunda-feira.

Basta acessar o saite da receita [www.receita.gov.br] pra checar sua situação. Se tiver saco e tempo pra esperar, também pode ligar pro teleatendimento do órgão, através do número 146. A ligação é digrátis. Nos dois casos, tem que ter o número do CPF em mãos.

A grana referente ao imposto declarado este ano vai ter uma correção monetária de 3,32%. Pras declarações de 2008, a correção será bem maior: 15,39%. O dinheiro cai direto na conta que o contribuinte indicou na hora de fazer a declaração.

Quem marcou bobeira e não deu o número da conta não precisa se descabelar. Basta dar um pulo até uma agência do Banco do Brasil e resolver a situação. Pode também ligar para os números 4004-0001 [se morar em Floripa] ou 0800-729-0001 [em qualquer outra cidade da Santa&Bela] para receber em uma conta corrente ou de poupança em seu nome, em qualquer banco. Isso vale ainda pra quem acha que forneceu a conta na declaração do imposto mas o dinheiro não apareceu no banco.

Quem tem dúvida sobre sua declaração, tem direito a um extrato. Pode pegar pela Internet, no saite da Receita, ou pelo teleatendimento. Caso não concorde com o que o governo tá lhe devolvendo, pegue o que ta no banco e vá até um escritório da Receita e oficialize a reclamação num formulário próprio pra isso.

  •  

Deixe uma Resposta