• Postado por Tiago

manifestação-henrique-da-silva-fontes-002

Agora não precisa ir na fila dos cartórios. Basta aparecer direto na Receita

Desde ontem, a Receita Federal está dispensando o reconhecimento de firma pelos cartórios para os contribuintes que dão procuração a outras pessoas para acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). ?A ideia é desburocratizar o serviço, já que o servidor da Receita tem fé pública e pode atestar os documentos apresentados?, diz o delegado da Receita Federal de Itajaí, José Carlos Araújo.

Através da e-CAC é possível pesquisar a situação fiscal do contribuinte, consultar cpf ou cnpj, tirar certidões e até solicitar e negociar o parcelamento de débitos com o governo federal. O serviço somente pode ser utilizado pelo contribuinte ou por alguém que recebe dele uma autorização por escrito, chamada de procuração. Até antes de ontem, pra fazer esta procuração as duas pessoas tinham que ir até o cartório, esperar na fila, mostrar seus documentos originais e cópias, autenticar a papelada, pagar uma taxa e ir até a Receita, enfrentar outra fila e apresentar os documentos.

Agora, basta ir direto à Receita, apresentar os documentos, preencher e assinar um formulário padrão na frente de um funcionário do órgão. Daí, a pessoa que vai representar o contribuinte, recebe um nome de usuário e uma senha.

?Essa é uma diretriz do governo federal que estamos seguindo: a simplificação de todo o atendimento ao cidadão, para facilitar o acesso da população ao órgão?, discursa o chefão da Receita de Itajaí.

  •  

Deixe uma Resposta