• Postado por Tiago

INTERNA_12_abre-direita_-ribeirão-da-murta-Portal-1-_foto-menina-superpoderosa-(11)

Até o mato tomou conta do ribeirão

Os moradores do loteamento Portal 1, nos Espinheiros, em Itajaí, reclamam que o ribeirão da Murta não é limpo há vários meses e, com isso, acaba transbordando com qualquer chuvinha mais forte. ?A sorte é que agora não tá chovendo com tanta frequência, senão enchia tudo?, disse o vigilante Cláudio Manica, 37 anos.

Cláudio mora pertinho de onde passa o ribeirão. Nas últimas semanas, percebeu que a água não tem mais escoado como costuma acontecer. Com o toró que caiu no domingo, o riachão ficou cheio, preocupando os moradores. ?A impressão que a gente tem é que a vala tá sendo assoreada. Ela passa lá pelo Salseiros, onde existem muitas empresas, que podem estar aterrando?, opina o vigilante.

A dona de casa Zeli Nogueira da Silva, 57, já sentiu na pele o pesadelo de ver a água invadindo o seu terreno. Na chuvarada que rolou no final do ano passado, o aguaceiro chegou até a garagem. A casa de Zeli fica distante uns 300 metros do ribeirão. ?Da BR pra lá, isso aqui tá tudo entupido. Tem que limpar urgente e não estão fazendo?, afirma a muié.

Zeli disse ainda que tá estranhando a demora da prefeitura em dar uma faxina no ribeirão. Até o ano passado, diz, a limpeza era feita com frequência. ?Agora, até mato tem ao redor dele?, lasca.

O aposentado Avelino José de Almeida Santos, 65 anos, fala que o problema não é só com quem tem casas perto do ribeirão. A sua baiuca fica distante e mesmo assim ele sofre com inundações de seu terreno. ?Quando enche, não tem como passar. A gente tem que fazer uma volta enorme lá por trás pra conseguir sair do Portal?, conta.

A estudante Maria Izabel Pereira Custódio, 25 anos, concorda com o aposentado e dá aquele puxão de orelha no prefeito Jandir Bellini (PP) e sua trupe. ?Pelo o que eu sei, essa vala passa pela BR-101 e sai lá no Salseiros. Boa parte desse trajeto é composto por pastos, o que não é nosso caso. Aqui é rodeado de casas, deveriam dar maior atenção com a gente né??, detona a moçoila.

Limpeza tá rolando, garante abobrão

Tarcízio Zanelato, secretário de Obras peixeiro, garante que o riachão não tá abandonado. ?O ribeirão foi limpo no ano passado e estávamos fazendo a limpeza até semana passada, quando tivemos problema com uma das máquinas?, afirma.

O abobrão conta que um dos equipamentos atolou quase por completo durante o trampo no ribeirão. A máquina, que é terceirizada, acabou ficando bastante detonada e precisou ir pro conserto. ?Tivemos bastante trabalho pra tirá-la do ribeirão, de tão atolada que estava?, relata.

O secretário de Obras disse que o equipamento foi pro conserto e já era pra ter recomeçado o trampo de limpeza do ribeirão que passa pelo loteamento Portal. Mas quando ligaram a máquina ela escangalhou de novo e por isso precisou voltar pra oficina.

  •  

Deixe uma Resposta