• Postado por Tiago

foto_g_37511O vice-governador Leonel Pavan e o secretário Gilmar Knaesel confirmaram o início das obras da Rodovia Turística como segundo acesso entre Porto Belo e Bombinhas ainda este ano. De acordo com o vice-governador, terminando esta etapa do  Plano Básico Ambiental -PBA, exigido para emissão da Licença Ambiental de Instalação -LAI,  e o processo de licitação, a ordem de serviço para iniciar as obras já poderá ser assinada ainda este ano.

“É um projeto arrojado, que acaba com um problema sério de trânsito e respeita as leis ambientais”, disse Pavan. Ainda segundo ele, a obra será implementada em etapas, inciando a primeira ainda este ano, sendo o trecho de subida e partes altas e a segunda a parte, o acesso até a BR-101.

A rodovia Turística vai custar R$ 43 milhões, sendo R$ 20 milhões de emenda parlamentar ao Ministério do Turismo, do projeto Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/Sul) e o restante com recursos do Fundo do Turismo (Funturismo). Após ser licitado, o prazo para execução da obra é de dois anos.

Ao todo serão pavimentados 10 km, com pista de sete metros de largura, com acostamento e, também, conforme exigência dos órgãos ambientais, o “Passa-Fauna”, que consiste em locais específicos, sob a pista, para a fauna local passar de um lado para o outro. No restante da pista, existirão muros de tela para evitar o acesso dos animais da mata, que é de preservação permanente.

  •  

Deixe uma Resposta