• Postado por Tiago

A prevenção de cheias no Vale do Itajaí será pauta do encontro do Comitê do Itajaí com a Câmara Técnica de Análise de Projeto (CTAP), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que terá sua 67ª reunião ordinária em Itajaí, nos dias 22 e 23 de junho, no auditório da prefeitura.  A escolha do município atende a uma solicitação do Comitê do Itajaí, que na tarde do dia 22 terá um espaço reservado com a CTAP para apresentar e discutir as propostas de prevenção, pra que a catástrofe de novembro de 2008 não se repita.

Por solicitação da CTAP, antes da reunião em Itajaí, agendada para as 16h, haverá uma visita a algumas áreas atingidas pelo desastre no município de Luis Alves.  O grupo, acompanhado por membros do Comitê do Itajaí e pela imprensa, sairá da prefeitura de Luís Alves, às 14h, e seguirá para o ribeirão Serafim (onde será possível observar os efeitos da enxurrada, enchente e assoreamento) e a Estrada Geral do Braço Serafim, onde ocorreu um grande deslizamento de terra.

Nesta reunião, a secretária executiva do Comitê, Beate Frank, apresentará uma concepção de gerenciamento de enchentes para a bacia do Itajaí.  A assessora jurídica do Comitê, Noêmia Bohn, falará sobre o papel e atuação do Comitê de Itajaí como órgão integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Haverá também as exposições do diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Flávio Renê Victoria, que falará sobre as ações para a bacia do Itajaí.  O professor João Luiz Baptista de Carvalho, diretor da CTTMAR/ Univali, apresentará o Projeto Plade (Jica) – Foz do Rio Itajaí-açu.

  •  

Deixe uma Resposta