• Postado por Tiago

Tá cada vez mais comum encontrar pessoas usando máscaras nas ruas da capital

Tá cada vez mais comum encontrar pessoas usando máscaras nas ruas da capital

Na noite de terça-feira, o prefeito de São José, Djalma Berger (PSB), decretou estado de emergência por conta da gripe suína. Na cidade vizinha à capital há 21 casos em investigação, cinco casos confirmados e 12 descartados. ?Tomamos esta atitude de forma preventiva para, de alguma forma, manter a gripe longe da população. Nossas medidas foram de imediato suspender as servidoras grávidas das suas funções e interromper também as atividades com os idosos?, conta.

O prefeito mandou que o Centro de Atendimento ao Idoso fosse transformado numa central de triagem. Djalma lembra que não há cidades ou governos estruturados pra atender pacientes contaminados. ?Por isso determinei a contratação imediata de médicos para montar o centro de triagem, que ainda receberá mais médicos que vão atender estas pessoas que suspeitam que estão com a gripe. Lá elas irão receber toda a orientação. Caso seja confirmada a suspeita da gripe A, serão tomados os procedimentos de monitoramento e tratamento?, garante.

O prefeito de São José também determinou o isolamento de bebedouros públicos nas repartições, orientou sobre os procedimentos nas escolas e em outros espaços públicos, como manter tudo sempre arejado e divulgar intensamente as orientações de higiene que podem ajudar a combater a propagação do vírus.

?Em São José a situação está sob controle. Por isso ainda não nos vimos obrigados a tomar atitudes drásticas como proibir festas públicas, fechar o comércio ou suspender as aulas. Estamos revendo alguns eventos que reúnem muitas pessoas. Se for o caso, eles podem ser transferidos?, explica.

Djalma Berger garante que a secretaria de Saúde já recebeu sua cota do medicamento Tamiflu, que deve ser usado por quem tá com suspeita de ter contraído a peste. ?Estamos preparados para, em caso de detecção precoce, fazer o tratamento adequado. O que queremos mesmo é que a população não entre em pânico, mas tenha acesso aos serviços públicos se for necessário. Se todos fizerem sua parte, vamos conseguir superar este momento?, acredita.

A reportagem continua na edição de amanhã do DIARINHO. Saiba tudo sobre a gripe causada pelo vírus H1N1 nos informativos diários do jornal mais quente do Sul do Brasil.

  •  

Deixe uma Resposta