• Postado por Tiago

As instalações do Instituto Médico Legal de Itajaí já deu o que tinha que dar. Pra dar um jeito na situação, o secretário regional Gilberto Gadotti e o diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional, João Marcos Matos, coordenaram reunião para definir um novo local para instalação do IML. O encontro rolou nesta sexta-feira (21), no gabinete da prefa.

A intenção é construir um prédio ou reformar um imóvel pertencente ao Estado para tornar o IML um local moderno e adequado às necessidades dos peritos.  “O IML atual não comporta mais a demanda de trabalho.  Itajaí merece um ambiente com tecnologia para o serviço de perícia”, disse o diretor do Instituto e médico perito, Maurício Ortiga.

De acordo com o gerente de Identificação Civil e Criminal, Miguel Colzani, o novo IML apresentará maior agilidade nos procedimentos, com implantação de salas para exame de cadáver, câmara fria, exames de lesões corporais, setor administrativo, banheiros e alojamento para profissionais de medicina legal.  “Precisamos pensar em algo que suporte a demanda da população nos próximos anos ou décadas”, enfatizou o prefeito Jandir Bellini.

Uma comissão formada pelo secretário regional, diretor da SDR, deputado estadual Deba Cabral, vereadores Laudelino Lamim e Renato Ribas, além do secretário municipal da Segurança, Carlos Ely, será responsável por dar encaminhamento ao processo.

O atual IML de Itajaí já receberá nas próximas semanas investimento do governo do estado.  A geladeira, que possui quatro gavetas para corpos sem identificação, passará por reparos no compressor.  “A Univali está nos dando total apoio até que este conserto seja feito”, disse Colzani.

Núcleo Regional

A reunião também tratou sobre a implantação do Núcleo Regional de Perícias que deverá unificar serviços de perícia criminal, digitalização das carteiras de identidade e perícias de laboratório.  A região poderá contar com duas estruturas, em Balneário Camboriú e Itajaí, para atender a galera de nove municípios.

  •  

Deixe uma Resposta