• Postado por Tiago

INTERNA_12_abre_-tubos-jogados-na-rua-do-cidade-nova-_foto-dona-mariquinha-(7)

A tubulação foi largada há pelo menos dois meses num canto da rua e a vala continua aberta

Os moradores da rua Paulo Valmor Severino, no Cidade Nova, em Itajaí, tão cabreiros com a tchurma da secretaria municipal de obras. E não é por menos. A tubulação de um esgoto a céu aberto foi anunciada e até agora nada da promessa ser cumprida. Pra piorar, tubos gigantes foram largados há pelo menos dois meses na beira da rua, atrapalhando ainda mais a comunidade, que já tem que guentar o mau cheiro da vala.

A auxiliar de serviços gerais Edit de Oliveira, 40 anos, tá perdendo as esperanças de ver o problema da catingueira se resolver. Ela mora na rua Luiz Bela Cruz, uma transversal da Paulo Severino, e sabe muito bem o que é enfrentar, todo santo dia, o cheiro ruim que vem do esgoto. ?Se fechassem isso aí, seria uma maravilha?, diz, apontando para a água suja que transbordou da vala, no final da estrada.

Pra Edit, a culpa do esgoto fedorento é também de alguns moradores, que, pra piorar a situação, jogam lixo dentro da vala. ?O caminhão de lixo passa um dia sim, outro não. Às vezes eles [moradores] pegam a sacolinha e jogam lá?, conta.

O medo de Edit é que o verão comece e a tubulação não seja feita. É que, com a chegada do calor, ninguém da vizinhança consegue guentar a mosquitada que aparece na comunidade. A dona-de-casa I.L., 36, também desce a lenha no descaso da secretaria de obras. Ela, que mora pertinho do esgoto a céu aberto, sofre com o mau cheiro e os pernilongos durante à noite . O problema piora quando chove. I. diz que sua casa, que é de madeira, fica úmida por baixo e atrai mais ainda os insetos. ?Acho que a prefeitura devia limpar a vala, pelo menos. No outro governo eles sempre vinham aqui?, observa a moradora.

Mais problemas

Outro serviço deixado pela metade foi o asfaltamento da rua Luiz Bela Cruz. A prefa até começou, colocando uma carrada de brita na estrada, mas no fim deixou a vizinhança chupando o dedo.

Edit disse que já faz quatro meses que a prefa esparramou a brita pela rua e siscafedeu. ?Eles foram acabar outro loteamento, mas ainda não voltaram?, reclama. Edit aguarda a conclusão do asfalto pra poder arrumar sua calçada.

I. também não vê a hora da obra terminar. Ela admite que a rua melhorou um monte depois que colocaram as pedras, mas acredita que possa ficar melhor ainda. ?Bom seria asfaltar mesmo?, comentou.

Obras no fim do mês

Até o final do mês, no máximo, essas obras iniciam, garantiu Tarcízio Zanelato, secretário de obras. Ele disse que tem que esperar a máquina escavadeira hidráulica, que estaria fazendo um outro serviço.

O abobrão alega que quem deixou os tubos na estrada foi uma empresa, que deve se instalar no terreno ao lado do esgoto a céu aberto e que será parceira da prefa na obra. ?É de interesse deles que esse esgoto acabe?, afirmou.

Sobre o asfalto da Luiz Bela Cruz, Zanelato garantiu que todas as ruas do Cidade Nova serão pavimentadas. O secretário diz que é um procedimento normal começar o trabalho e voltar depois. ?A empresa Asa tá fazendo isso em várias ruas pra depois só colocar o asfalto em todas?, explicou. Se o tempo ajudar, as ruas que já tão com brita vão ser pavimentadas até o final do mês de setembro.

  •  

Deixe uma Resposta