• Postado por Tiago

A Secretaria Regional de Itajaí iniciará na segunda-feira, 3, no Centro de Educação de Jovens de Adultos (Ceja), as inscrições para o programa Santa Catarina Alfabetizada, que pretende erradicar o analfabetismo no Estado.

Os interessados, com ensino médio completo, que desejam atuar como alfabetizadores, precisam reunir no mínimo 14 pessoas na zona urbana ou sete na área rural, com idade maior que quinze anos e cadastrá-las no programa.  “O Ceja será o local das inscrições; as aulas poderão ser feitas na associação de bairro, salão de igreja ou em até em alguma residência apropriada”, esclarece a coordenadora do SC Alfabetizada em Itajaí e diretora do Ceja, Valéria Mello.

Os voluntários terão uma capacitação inicial de 30 horas, além de formação continuada mensal.  As turmas receberão material escolar e os instrutores uma bolsa de R$ 250 durante os oito meses do curso.  Não há limite de turmas e as aulas terão carga horária de dez horas semanais.  Conforme Valéria, a finalidade é que os estudantes deem continuidade aos estudos. “Após a alfabetização, pretendemos encaminhar os alunos para a 4ª ou 5ª série do ensino básico”, explica.  A meta é atender 225 mil pessoas em todo o Estado até 2010.

A iniciativa é do Ministério da Educação, por meio do programa Brasil Alfabetizado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Regional de Itajaí.  O Ceja está localizado na rua Jorge Mattos, sem nº, no centro.  Informações pelo fone 3348-0287.

  •  

Deixe uma Resposta