• Postado por Tiago

INTERNA-10-LATERAL-g---homicidios-ronaldo-benedet-foto-rubens-flores-arquivo-03-10-05

Bendet quer o a polícia civil nas ruas junto com a PM

A segurança, ou a falta dela, em Balneário Camboriú, foi tema de audiência na câmara de vereadores na noite de segunda-feira. O povão lotou o plenário pra discutir o assunto junto com o secretário de segurança pública Ronaldo Benedet, chefões da polícia civil e militar do estado e do município.

Durante o blablablá, o secretário de segurança da Santa & Bela sugeriu que a polícia civil tire a buzanfa das delegacias e dê uma mãozinha pra PM no policiamento preventivo, nas ruas. O ministério público diz que cada polícia tem uma função e a ideia só funciona se o trampo for em parceria. Mas o delegado regional Ademir Serafim avisa que também tem falta de efetivo e não pode liberar os tiras sem mais nem menos.

O delegado chegou a chamar Benedet pra um plá depois da audiência pública e explicou a situação. ?Agora recebemos o reforço de 12 policiais do Departamento Especial de Investigações Criminais (Deic), e eles têm feito barreiras junto com a polícia militar. Podemos ajudar se for um trabalho pontual, mas se for de forma rotineira fica difícil?, disse.

O promotor Jean Michel Forest, da 2ª vara criminal da Maravilha do Atlântico, lembra que cada polícia tem suas funções definidas em lei. A PM, por exemplo, não pode pedir mandado de busca e apreensão e a civil não pode sair fazendo rondas pelaí. Mas ele acha que o negócio pode funcionar se rolar uma parceria.

?Se ambas se voltarem pra um único fim, no combate à criminalidade, tá dentro da legalidade?, afirma. O dotô acha que o apoio da polícia civil em ações como barreiras da PM podem trazer mais agilidade na briga contra a bandidagem.

Na reunião ainda foi foi debatida a demora na construção do presídio da Canhanduba, entre Itajaí e Balneário, a violência no bairro Monte Alegre, em Camboriú, onde o povão tem deixado de sair de casa a noite com medo da malocada e a falta de tiras nas ruas.

Os chefões da segurança da Santa & Bela apresentaram um contrato de construção do xilindró e garantiram que a jaula da Canhanduba ficará pronta em um ano. Sendo que deverá ter as fundações prontas até o início do mês que vem. É ver pra crêr.

  •  

Deixe uma Resposta