• Postado por Tiago

INTERNA-POLÍCIA-SETE-p---postos-de-guarda-vida-de-navega-(1)

Distância entre postos salva-vidas de Navega é um dos maiores problemas

A operação Verão 2009/10 do corpo de Bombeiros, que começa quinta-feira, terá a presença de 567 guarda-vidas, divididos entre militares e civis, nas praias de vão de Itapoá, no norte do estado, a Bombinhas. As cidades com menor número de guarda-vidas são Penha e Piçarras, onde 30 vermelhinhos terão que se esforçar para evitar que o povão se afogue. Itapoá, com 70 salva-vidas, é maior beneficiada com a operação. A explicação para tantos guarda-vidas são os 30 quilômetros de extensão de faixa de areia. Este ano, a operação recebeu um reforço de R$ 3 milhões para a compra de equipamentos, tudo para garantir a segurança dos banhistas.

Para inaugurar a operação, os bombeiros vão se reunir na manhã de quinta-feira, no posto de guarda-vidas 4 da praia Central de Balneário Camboriú, para a formatura de 300 guardinhas que vão ficar de zoio nos banhistas. O coronel Onir Mocellin, do corpo de Bombeiros Militares de Itajaí, que cuida de todas as praias do litoral norte, explica que os vermelhinhos foram treinados pra dar segurança e orientar os turistas.

O governo do estado, por sua vez, resolveu abrir o bolso e gastar três milhões de reales para a compra de novos equipamentos. ?Nós fizemos uma lista com os pedidos e os produtos já foram adquiridos?, diz Mocellin. A lista de compras inclui flutuadores, binóculos, protetores solares, bandeiras, caixas de produtos de primeiros socorros, máscaras de respiração, jet-ski e rádios comunicadores.

O coronel explica que, apesar de todos os novos equipamentos, o que conta é a atenção dos vermelhinhos nas praias. Um problema enfrentado em Navegantes, por exemplo, é a distância entre os postos de guarda-vidas. ?Hoje, Navegantes é a maior preocupação. A praia é muito extensa?, explica o coronel. A prefa tá construindo pros vermelhinhos sete cadeirões, aquelas cadeiras altas pro guarda-vidas ficar de zoio na praia. Elas vão ser colocadas entre cada postinho durante todo o dia.

Polícia Civil

Além do acréscimo dos guarda-vidas civis, a secretaria de Segurança Pública vai trabalhar com um efetivo extra de 211 policiais civis, recentemente chamados para a academia da Polícia Civil. Os delegados e agentes vão trabalhar nas delegacias de polícia do litoral.

Guarda-vidas

Penha- 30

Piçarras ? 30

Navegantes ? 63

Itajaí ? 41

Balneário camboriú ? 68

Itapema ? 56

Porto belo ? 6

Bombinhas ? 56

Barra Velha ? 56

Barra do Sul ? 27

São Francisco ? 60

Itapoá ? 70

São Francisco ? 60

  •  

Deixe uma Resposta