• Postado por Tiago

A Santa & Bela vem sendo judiada com a escassez de chuva desde o mês de fevereiro, quando as chuvas ficaram abaixo da média histórica em praticamente todo estado. Em março o quadro de estiagem se configurou na maioria das regiões catarinenses, chegando a ficar 25 dias consecutivos um pingo d’água do céu, especialmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste. 

Entre fevereiro e março, alguns municípios ficaram quase 60 dias seguidos sem chuva. O cenário de estiagem persistiu no mês de abril, com chuvas de forma isolada e uma merrequinha de volume, que tornaram a situação mais crítica, principalmente no Oeste e Meio-Oeste, onde o número de registro sem chuva chegou em média a 20 dias, atingindo a marca de 28 dias sem nenhuma gota em Itapiranga, por exemplo. Nesta cidade, em 99 dias, entre os meses de fevereiro e abril, foram registrados 70 dias sem chuva, o que caracteriza bem o quadro de estiagem. 

Outro fator agravante nesta situação é a baixa umidade relativa do ar neste período, em função da presença sempre marcante de massas de ar secas, aliado à temperatura elevada e normalmente acima média climática. A boa notícia vem para as regiões que ficam no centro/sul do estado. Nos próximos 10 dias, há previsão de chuva com um acumulado mais significativo, porém não deverá resolver a situação na região e sim amenizar um pouco o quadro crítico.

Fonte: Setor de Previsão de Tempo e Clima – Epagri/Ciram

  •  

Deixe uma Resposta