• Postado por Tiago

INTERNA-_abre-direita_comércio-hercílio-luz-itajaí_arquivo

Horário estendido começa uma semana mais tarde este ano

Depois de muito blablablá, as direções dos sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio de Itajaí e Região acertaram o horário diferenciado para a abertura das lojas durante o período do Natal. Este ano, o horário especial começa uma semana mais tarde, dia 14 de dezembro. No ano passado, já a partir do dia 7, as lojas ficavam com suas portas abertas até mais tarde pra atender o povão que prefere fazer compras no período noturno.

Na maioria dos dias, as lojas ficaram abertas até às 22h [veja nas tabelas abaixo]. No Natal e nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro tá tudo fechado. Os lojistas que não adotarem o horário especial de Natal negociado entre os sindicatos devem cumprir a jornada normal, prevista na convenção coletiva de trabalho. Quem quiser dar uma de espertinho e fazer os comerciários trabalharem além da conta tá arriscado a levar uma multa no lombo. O valor da multa ultrapassa os R$ 1.500. A fiscalização ficará por conta do sindicato dos trabalhadores.

Aumento de vagas

Para José Dada, presidente da câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí, a decisão de começar mais tarde foi inteligente. ?Ali, no comecinho de dezembro, as vendas não são tão boas quanto a partir da segunda semana?, argumenta. O horário especial de Natal também é bom para os consumidores, resssalta o chefão da CDL. ?A loja trabalhar até mais tarde facilita para aquelas pessoas que não têm tempo de comprar durante o dia e só têm disponibilidade à noite?, diz.

Dada acredita que o aumento no movimento do comércio varie entre 25 e 30% este ano graças ao horário estendido. A expectativa no aumento de vendas, afirma o chefão da CDL, vai ter reflexos diretos na contratação de trabalhadores. O número de vagas temporárias, em dezembro, deve também bombar entre 25 e 30%, pelas estimativas de José Dada.

Paulinho Ladwig, presidente do sindicato dos Empregados no Comércio, também aposta na ampliação de postos de trabalho temporário. O sindicalista calcula que para o Natal as contratações aumentem algo em torno de 30%. ?Depois cai um pouco, talvez a metade disso, e vai até final de fevereiro?, avalia.

Pelo acordo entre os sindicatos, o trampo estendido vai valer como hora-extra. Os comerciários ganham 70% a mais do valor da hora normal trabalhada. ?E não poderá haver compensação nem inclusão no banco de horas. A empresa tem que pagar essas horas?, faz questão de dizer Paulinho Ladwig.

Horário de Natal de Itajaí e Navegantes

De 14 a 19

Das 9h às 22h

Dia 20 (domingo)

Das 14h às 22h

De 21 a 23

Das 9h às 22h

Na véspera de Natal

Das 9h às 16h

No Natal

Fechado

Dia 26

Das 9h às 13h

Dia 27

Fechado

De 28 a 30 de dezembro

Horário normal, das 9h às 19h

Na véspera do 1º do ano

Das 9h às 13h

De 1º do ano a 3 de janeiro

Fechado

  •  

Deixe uma Resposta