• Postado por Tiago

“Significa a busca do desenvolvimento econômico com preservação da natureza e justiça social. A cadeia produtiva na produção de etanol visa no final à soma de energia renovável provinda do bagaço da cana-de-açúcar com menor poluição das frotas urbanas de veículos. Ônibus movido a etanol já são uma realidade. Os ganhos na agricultura em qualidade ambiental e trabalhista são crescentes, apesar de ainda concorrer alguns problemas, trabalho degradante e queima da palha da cana de açúcar, localizados.

No Brasil o futuro pode ser a construção civil de mais termoelétricas que emitem lixo provindo do Petróleo, o Pré-Sal é uma realidade, ativa produção de navios tanto os comerciais como os militares para defesa a atividade econômica. Hidroelétricas que não geram lixo são de fonte renovável, a água, as hidroelétricas predominam. A energia provinda do bagaço da cana-de-açúcar adentra pelo setor elétrico e abastece cidades do interior do Estado de São Paulo, ou parte dela, representa também energia limpa sem resíduo. Sou totalmente favorável que se produza tecnológica para energia renovável, o planeta como um todo aplaude um Brasil verde, e acolhe o etanol sustentável.

A cana-de-açúcar incentivou o tráfico negreiro para o trabalho escravo na Zona da Mata Nordestina e também em outras regiões. Foi substituído por trabalho assalariado o que incentivou a imigração de italianos, os portugueses colonizaram e os índios concorreram para miscigenação de raças no Brasil. Hoje se utiliza a queima da palha da cana para facilitar o corte com utilização de considerável mão-de-obra, existe legislação que reduz gradativamente este método, a mecanização ganha espaço e o desemprego e êxodo rural e regional constituem parte integrante desta cadeia produtiva.

O Brasil verde é um exemplo mundial e exporta tecnologia e produtos sustentáveis como o combustível renovável. Alguns criticam a substituição de terras que produzem alimentos para terras que produzem combustível com tanta fome no mundo, os preços agrícolas estão baixos e o protecionismo europeu e norte-americano ocorrem.

O Brasil só não é totalmente verde pela emissão da queimada Amazônica!”

Ass: Fernando Marrey Ferreira

(Transcrito Ipsis Litteris)

  •  

Deixe uma Resposta