• Postado por Tiago

Como se comportar numa entrevista de emprego

Quando as pessoas estão em busca de emprego presume-se que precisam ou querem conseguir um. O problema é que isso nem sempre parece ser verdade. É incrível o número de pessoas que entregam seus currículos rasurados, sujos, amassados, com erros de digitação e alguns até sem telefone para contato. Isso sem contar naquelas pessoas que enviam seus currículos para uma vaga e quando o recrutador entra em contato são mal-educadas, marcam de vir e não aparecem.

Ao procurar um emprego, é interessante que já se tenha resolvido as possíveis funções que aceitaria desempenhar, a média salarial, o horário de trabalho adequado às suas necessidades. Não adianta mandar currículo para todas as vagas que encontrar se não estiver disposto a desempenhar determinadas funções. Se alguma empresa entrar em contato e, ao obter maiores informações, você perceber que não se interessa pela vaga, é melhor dizer que para você a vaga não serve. Dessa forma você deixa uma porta aberta para futuras vagas que surjam naquela empresa.

Para conseguir um emprego é necessário demonstrar interesse, desde o princípio, quando a empresa entra em contato. Por exemplo, se você envia um currículo por e-mail, não pode passar cinco dias sem acessá-lo, pois há grande chance de a empresa entrar em contato e você não ver o e-mail. Caso o contato seja via telefone, demonstre que está interessado na vaga. Algumas pessoas no próprio tom de voz deixam claro que marcaram a entrevista, mas não irão aparecer. Então diga que não poderá nesse horário ou que não tem interesse na vaga.

E quando estiver tudo acertado e você for para a entrevista, tome cuidado com a sua apresentação pessoal. Ela certamente conta muito. Vista-se de forma adequada, mais séria. Não utilize roupas que parecem que você está indo à praia. Jamais utilize roupas muito curtas, bonés, decotes exagerados. Mantenha seus cabelos penteados e comporte-se de acordo com a situação. Não mastigue chicletes, não fale palavrões ou gírias em excesso. Evite fumar logo antes da entrevista, pois ao entrar na sala virá junto o cheiro do cigarro.

Seja sincero em todas as suas respostas, preste atenção às perguntas do entrevistador e pergunte se tiver dúvidas. Procure agir com naturalidade e, se houver tempo, pesquise sobre a empresa antes de vir para entrevista. Não tenha vergonha de perguntar a respeito da vaga e siga as orientações que lhe forem dadas nesse quesito.

Estando atento a essas dicas certamente você logo conseguirá uma posição.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

leitor no diva

F.R., 27 anos – Tenho uma colega de trabalho que parece estar sempre mal-humorada. Às vezes não dá nem bom dia e quando falamos com ela já responde de maneira agressiva. Não gosto disso, me sinto mal, pois penso que o ambiente de trabalho precisa ser agradável e não tenho nada a ver se ela tem outros problemas que a deixam assim. Como não gosto de confusão, tento não dar bola, mas é muito difícil. Não sei como agir.

Taísa – É muito difícil conviver num ambiente assim, mas a melhor forma de não se prejudicar é tentar tratar a falta de educação com ainda mais educação, ou seja, dê bom dia, mesmo que ela não responda. Procure ignorar as grosserias, se ela falar alto ou em tom agressivo responda de maneira educada e tente não levar para o lado pessoal, já que ela é assim com todos. É difícil, claro, mas pelo visto também não é uma pessoa que se abre, conversa e expõe porque está chateada e age assim com os outros. O melhor é evitar o contato e o conflito.

  •  

Deixe uma Resposta