• Postado por Tiago

Sustentabilidade: o que é isso?

Atualmente fala-se muito no termo sustentabilidade. No entanto, algumas pessoas ainda têm uma visão equivocada ou mesmo não entendem o significado de tal palavra.

Sustentabilidade é um conjunto de práticas que demonstram respeito e preocupação com o ambiente e a sociedade onde estamos inseridos. Trata-se de pequenas atitudes que cada um de nós deve ter, visando um maior equilíbrio no planeta para que possamos deixar para as futuras gerações e para nós mesmos daqui há alguns anos um mundo melhor, sem escassez de água ou excesso de poluição, por exemplo.

Muitas pessoas acreditam que não farão a diferença, pois são muito pequenas diante do planeta ou até mesmo do número de pessoas de sua cidade. Somos como formiguinhas diante de um planeta enorme, mas a verdade é que se cada um fizesse de fato a sua parte, deixaríamos de ser formiguinhas e a contribuição seria muito maior.

Um ser sustentável é aquele que põe em prática algumas atitudes, tais como: economizar água, energia elétrica, reciclar o lixo, não fazer queimadas, não consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos através de meios prejudiciais à natureza.

As empresas têm se preocupado cada vez mais com o desenvolvimento sustentável em adotar práticas que permitam uma conscientização dos seus colaboradores e a contribuição para um futuro melhor para a sociedade e o ambiente.

Atitudes tais como valorização e promoção da qualidade de vida do trabalhador, reciclagem do lixo, campanhas de conscientização, uso de canecas de vidro ou porcelana ao invés de copos plásticos, redução ou até extinção das sacolas plásticas, entre outras atitudes, fazem com que uma empresa possa ser considerada sustentável.

Comece por você, adote algumas atitudes que são simples, fáceis e extremamente importantes para o ambiente onde vivemos. Pode ser difícil e trabalhoso no início, mas logo você irá se adaptar e certamente verá que não era tão difícil como pensava.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

  •  

Deixe uma Resposta