• Postado por Tiago

Essa é a melhor época do ano para procurar emprego

Se você finalizou 2009 em busca de um emprego e torcendo para que em 2010 ele apareça, está na hora de colocar o currículo embaixo do braço e sair atrás de uma colocação no mercado de trabalho. Essa é uma das melhores épocas do ano para se procurar um novo emprego. Isso porque as empresas renovam suas metas, seus objetivos, traçam o caminho que desejam percorrer no novo ano. Com isso, passam a avaliar melhor seus colaboradores e acabam por dispensar aqueles que há tempos pensam em demitir. Em contrapartida, surgem também novas vagas para dar conta das metas para 2010. Além disso, o mercado de trabalho está começando a se aquecer.

Para que você aproveite bem esse período, veja abaixo importantes dicas que podem ajudá-lo a conquistar um bom emprego. Claro, tudo depende da sua força de vontade e dedicação. Por isso, arregace as mangas e vá à luta.

Como procurar emprego e apresentar o currículo

Primeiro concentre-se em preparar um bom currículo. Procure destacar suas experiências, conhecimentos, resultados alcançados e competências. Cuidado para não encher linguiça. Coloque apenas informações relevantes.

Divulgue seu currículo para agências de emprego, cadastre-o nos sites de empresas, envie para seus amigos, familiares. Networking, que é como se chama uma rede de relacionamentos, é uma excelente forma de conseguir uma boa colocação.

Procure por vagas em jornais e saites de emprego. Envie seu currículo para todas as vagas que realmente lhe interessarem e que seu currículo se encaixe no perfil. Não adianta enviar o currículo para uma vaga de gerente geral se você sequer finalizou o ensino superior e possui poucas experiências profissionais, por exemplo. Ou enviar para uma vaga que exige conhecimento avançado em inglês e você mal conhece o básico.

Outro ponto importante é certificar-se de que as empresas conseguirão contato com você através dos telefones e e-mails indicados no currículo. Se você não tem o hábito de checar diariamente seu e-mail, o melhor a fazer é não divulgá-lo, pois pode receber algum comunicado sobre a vaga e perder a oportunidade por ver a mensagem tarde demais.

Se está empregado e buscando outra oportunidade, procure agendar os processos seletivos fora do horário de trabalho. Se não for possível, tente agendar no final do expediente para que se ausente pelo menor tempo possível. Além disso, jamais utilize o e-mail da empresa para enviar currículo, agendar processo seletivo. Utilize seu e-mail pessoal para essa finalidade.

Assim que conseguir a oportunidade de uma entrevista, esteja atento à maneira como vai vestido. Procure ler sobre a empresa, fale com calma e sinceridade.

E aproveite o tempo ocioso para estudar, ler, se informar na sua área de atuação.

Como preparar um currículo eficiente

Inicie com seus dados pessoais (nome, idade, data de nascimento, estado civil, endereço, telefones e e-mail).

Em seguida coloque sua formação acadêmica (ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação, especializações). Cite as instituições onde cursou.

Experiências profissionais: coloque-as em ordem decrescente, ou seja, comece pela última. Mencione a empresa, sua função e tempo de serviço. Pode ser interessante colocar o motivo de saída de cada um dos empregos.

Finalize com cursos que frequentou, mencione a instituição, o curso e a duração.

Algumas pessoas optam por citar os cargos que lhes interessam. Pode ser uma boa estratégia mas, por outro lado, pode limitar um pouco as oportunidades. Coloque o cargo que deseja apenas quando for algo bem específico. Por exemplo, uma pessoa formada em direito que sempre atuou nessa área pode especificar o cargo de advogado.

  •  

Deixe uma Resposta