• Postado por Tiago

Dicas de como alivar o estresse no trabalho

Cada vez mais os profissionais estão se habituando a rotinas baseadas no excesso de trabalho e na falta de horas no dia para concluir tudo o que se tem para fazer. A competitividade aumentou, os prazos tem sido menores e, paralelo a isso, existe ainda a necessidade de aprender mais, especializar-se e uma vida pessoal que precisa ser vivida e valorizada. Consequência de tudo isso: estresse!

O estresse interfere negativamente no desempenho profissional, na qualidade de vida e pode vir a causar danos também na vida pessoal, visto que quando atinge certo nível, torna-se impossível deixá-lo no ambiente de trabalho. Certamente você deve estar se perguntando: “ok, mas o que eu faço? Largo o emprego? Em outro lugar também será assim….”. Pensar num emprego ou empresa que não apresente nenhum ou quase nenhum grau de estresse é quase uma utopia. A solução então é procurar melhorar e mudar alguns hábitos que podem ajudar a controlar e diminuir o estresse.

Veja as dicas

Acima de tudo, preserve sua vida pessoal, esteja perto das pessoas você ama. Respeite os momentos com seus familiares e amigos. Valorize os finais de semana e as férias. Lembre-se sempre de não privar sua família do seu convívio por conta do trabalho. Pode ser necessário fazer horas extras eventualmente, mas jamais permita que isso se torne rotina.

Pratique alguma atividade física e busque relaxar.

Durante o expediente procure fazer pequenas pausas, tome um café ou coma alguma fruta com calma, esses dez minutos podem fazer uma grande diferença no fim do dia.

Planeje suas atividades diárias, comece pelas mais urgentes e vá realizando as outras.

Se tiver que estabelecer um prazo para entrega de alguma coisa, peça quatro dias, faça em dois e entregue em três. Jamais prometa algo que não possa cumprir, isso irá deixá-lo nervoso, ansioso, preocupado e não será bom para sua imagem profissional.

Escolha as pessoas mais calmas para trabalharem diretamente com você.

Não adie assuntos desagradáveis. Resolva-os logo.

Dê atenção a um assunto de cada vez. Não adianta tentar fazer dez ao mesmo tempo porque não vai funcionar.

Respeite seu horário de almoço e de preferência não fique na empresa nesse horário.

Procure manter sua mesa organizada, com poucos papéis, só ver aquela pilha de coisas já vai deixá-lo nervoso.

Se a sua empresa oferece atividades que visam melhorar a qualidade de vida do profissional, tais como relaxamento, ginástica laboral, treinamentos, procure participar sempre.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

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