• Postado por Tiago

Aproveite a oportunidade do trabalho temporário

Com a chegada das festas de outubro e em seguida do Natal e do verão, começa a esquentar a temporada de contratos temporários de trabalho.

Para quem está desempregado certamente um emprego temporário pode não parecer ideal, porém pode ser uma oportunidade de conseguir se manter alguns meses e também de procurar com mais calma uma nova oportunidade, além de adquirir experiência e conseguir novos contatos. Existe ainda a possibilidade de após o fim do contrato a empresa gostar do seu trabalho e lhe contratar ou diante da saída de algum funcionário lembrar-se de você que fez um trabalho muito bom naquela temporada e chamá-lo para um emprego formal.

Os trabalhos temporários são também uma ótima oportunidade para quem está iniciando a carreira, em busca do primeiro emprego. Adquire-se experiência, conhecimento e prepara melhor para o mercado de trabalho.

Dessa forma, é possível perceber que os contratos temporários não são tão ruins quanto algumas pessoas pensam, afinal além de sair do sufoco (para quem ficou desempregado) ainda abre portas, caminhos e novos horizontes na sua vida profissional.

Se conseguir uma vaga, basta se esforçar, fazer um bom trabalho, dar o melhor de si e certamente deixará uma boa impressão quando o contrato terminar, mantendo uma porta aberta para uma oportunidade futura.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

Dicas para conseguir um trabalho temporário e deixar uma boa impressão

Procure vagas que tenham a ver com seu perfil, cujas tarefas sejam coisas que você se imagina fazendo

Elabore seu currículo com cuidado, trate-o como um documento. Tome cuidado para não sujá-lo ou amassá-lo, ele é a sua porta de entrada na empresa. Não esqueça de colocar seus dados pessoais (nome, data de nascimento, local de nascimento, endereço, telefone, e-mail); dados escolares (sua formação); experiências profissionais (cite as empresas, funções e tempo em cada uma delas, comece pela última experiência profissional que teve); cursos (seja sincero e coloque aqueles que realmente frequentou). Antes de entregá-lo na empresa, verifique se não há erros de digitação e/ou de português

Compareça para a entrevista no horário marcado, não precisa chegar muito cedo e muito menos atrasado

Tome cuidado com sua aparência no momento da entrevista, lembre-se que você está indo procurar um emprego e não a praia ou ao shopping com os amigos. Vista-se adequadamente, sem decotes muito ousados, minissaias, blusas curtas que deixam a barriga aparente, cabelos penteados e sem boné

Durante a entrevista, seja sincero ao responder as perguntas, concentre-se no que está sendo dito/perguntado e demonstre interesse na vaga

O leitor no divã

A.P.L., 20 anos – Estou desempregada há 3 meses e já estou ficando preocupada, pois desde o primeiro dia estou a procura de emprego, já fiz várias entrevistas e nada. Fico pensando o que será que faço errado que acabo não conseguindo ser contratada. Você poderia me dar algumas dicas de como me comportar na entrevista?

Taísa – Em primeiro lugar, prepare seu currículo, siga as orientações citadas acima. Se você fica muito nervosa antes de uma entrevista, procure fazer algo relaxante antes de ir: algum treino de relaxamento, ouvir uma música calma, ler um livro, algo que lhe ajude a relaxar.

Compareça para a entrevista no horário marcado. Chegar cinco minutos antes é bom, mas não precisa chegar 30 minutos antes e nem pense em chegar atrasada. Caso isso ocorra por algum infortúnio, telefone para o entrevistador, explique o que está acontecendo e pergunte se ele poderá atendê-lo mais tarde ou prefere que você volte outro dia. Preste atenção nas vestimentas. Nada de roupas ousadas, maquiagens exageradas, cabelos despenteados. Durante a entrevista, procure ser espontânea, manter a calma. Responda as perguntas com clareza e evite o uso de gírias. Seja sincera sempre, não minta sobre habilidades que não tem ou conte histórias a respeito dos antigos empregos. Não dê muitas voltas, seja objetiva e clara nas suas respostas.

  •  

Deixe uma Resposta