• Postado por Tiago

Cada vez mais as empresas valorizam profissionais que apresentam habilidade de relacionamento interpessoal e de liderança. Essas são características já consideradas imprescindíveis para destacar-se no ambiente de trabalho.

E isso não deve ser considerado apenas pelos líderes. Todos os profissionais devem buscar aprimorar a habilidade de se relacionar tanto com subordinados como com os líderes desde o início da carreira. Quando se é mais novo é mais fácil mudar. Com o passar do tempo é preciso se reciclar porque senão, no futuro, torna-se muito mais difícil e penoso modificar certos comportamentos e hábitos.

O jovem profissional deve manter o foco em aprimorar as competências, além do conhecimento técnico acerca da área de atuação.

Quem quer se destacar no mercado precisa estar atento a algumas dicas:

– Em primeiro lugar, não queira aparecer demais. Aplique seu conhecimento, aprimore habilidades, desenvolva competências, tudo de forma muito natural, pois isso certamente o fará ser notado. Você não precisa ficar comentando tudo o que tem feito e melhorado. Já diz o ditado: “Quem muito fala, nada faz”.

– Se você não tinha conhecimento prévio das tarefas do cargo que agora ocupa, procure aprender bem, estar atento aos detalhes de cada tarefa. Use um caderno para anotar no começo, até se acostumar com a função. Não adianta querer mostrar serviço sendo muito rápido e aprender as coisas pela metade.

– Se já tem conhecimento prévio, aprenda as peculiaridades da empresa e mantenha o foco em aprimorar competências tais como habilidade para trabalhar em equipe, de relacionamento interpessoal, foco no cliente, foco em resultados e pró-atividade. Isso fará com que você busque também por mais conhecimento.

– Procure atualizar-se sempre.

– Tente saber quais características você poderia melhorar. Converse com sua família e colegas de trabalho [escolha aqueles que você sabe que pode confiar]. Dependendo da relação que tiver com seu chefe, converse com ele. Às vezes fazemos coisas que não percebemos e por isso acabamos não mudando. Por isso é importante conversar com as pessoas, para que você tenha a oportunidade de mudar e melhorar.

– Faça seu marketing pessoal, mas escolha as pessoas certas. Esteja atento também à hierarquia e cultura da empresa, para que isso não se vire contra você.

A.P.M., 19 anos – Sou estagiária numa empresa há um ano. Já aprendi muita coisa e normalmente não cometo erros. Mas há alguns meses meu chefe tem me cobrado muitas coisas, me dado muitas atividades extras e algumas inclusive que exigem muita responsabilidade e até conhecimento que ainda não tenho. Frequentemente não consigo terminar as coisas destinadas àquele dia. Quando possível levo para casa, mas não acho que isso seja correto. Será que devo conversar com ele? Tenho medo de parecer imatura e até incompetente.

Taísa – Certamente a melhor solução é conversar com seu chefe. Explicar quais atividades você não está dando conta, demonstrar que o tempo tem sido insuficiente e discutir com ele a melhor forma de resolver essa questão. Coloque-se à disposição para encontrar uma maneira de resolver o problema e também para aprender coisas novas, desde que haja tempo hábil para desempenhar novas tarefas. Não tenha medo de parecer imatura ou incompetente. A atitude de conversar e buscar encontrar uma solução já demonstra que você é uma profissional madura e competente.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

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