• Postado por Tiago

O que fazer para crescer profissionalmente

Até algum tempo atrás, para se diferenciar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente a palavra de ordem era formação educacional. Atualmente essa concepção tem mudado um pouco. Claro que estudar, adquirir mais conhecimentos faz muita diferença. Porém, outros aspectos estão também sendo avaliados e considerados para a contratação e permanência de um profissional no mercado.

Uma questão que angustia alguns profissionais é quando trabalham em uma empresa de pequeno ou médio porte na qual não há muita perspectiva de crescimento e mudança de cargo. Muitos ficam confusos, sem saber o que fazer para melhorar o salário, adquirir mais conhecimento.

Nesses casos, o profissional deve se especializar, buscar adquirir conhecimentos, crescer até onde é possível na empresa. É importante notar que é uma excelente oportunidade para se desenvolver profissionalmente e também enquanto pessoa. Melhorar aspectos comportamentais torna-se muito mais fácil quando estamos em um ambiente conhecido. Demonstrar bom desempenho, dedicação, vontade de aprender, crescer, saber lidar com mudanças, relacionar-se com as pessoas são fatores fundamentais para crescer enquanto profissional e também obter chances de promoções na empresa.

Promover inovações também é um excelente recurso para conseguir crescer na empresa, principalmente quando esta não é muito grande. Busque criar novas propostas, novos caminhos para a empresa, crie novas necessidades, faça-se fundamental.

Quando já tiver atingido o ponto máximo na empresa, já tiver no maior cargo que poderia chegar, já tiver aprendido bastante ou tudo que poderia nessa empresa e local e já não estiver mais satisfeito, o jeito é procurar um novo desafio. Talvez uma empresa maior, onde possa aprender e crescer mais ou de outro ramo que lhe ofereça novos desafios e possibilidade de aprendizagem e consequente crescimento profissional.

  •  

Deixe uma Resposta