• Postado por Tiago

Planeje suas metas para 2010

“Adeus ano velho, feliz ano novo… que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender!” Você provavelmente cantará essa música no reveillon. Mas não basta cantá-la e esperar pelas realizações e mudanças positivas. É preciso agir. Mais um ano termina e chega o momento de avaliar o que passou e definir o que você quer para o seu futuro e como será o seu 2010.

Comece pensando o que aconteceu de bom e de ruim em 2009 na sua vida pessoal e profissional. Analise cada ponto, veja o que poderia ter sido diferente. Vale o que faria diferença, alguma atitude, pensamento ou comportamento. Até mesmo aquelas situações externas, que não dependeram de você, mas lhe atingiram ou influenciaram.

Avalie cada uma dessas situações, procure perceber o que poderia ter feito para evitar algo ruim e como poderia ter aproveitado mais as coisas boas. Isso faz com que consiga moldar seu comportamento no futuro, para que não cometa os mesmos erros.

A partir daí, comece a pensar sobre o futuro, sobre este ano novinho que se apresenta. Pense no que está incompleto na sua vida, o que gostaria de aprender, realizar, viver, conhecer e onde quer chegar. A partir daí comece a estabelecer metas. Certamente algumas serão de curto prazo. Você poderá começar ou conquistar em 2010. Outras ficarão para 2011, 2012, mas precisam ser iniciadas já.

Sentir-se motivado é fundamental para encarar cada novo dia e cada dificuldade que surge em nossa vida. Para isso é preciso saber para onde está indo, saber o motivo do que se faz, onde se quer chegar. Por isso é tão importante ter metas, objetivos, sonhos a alcançar.

Se você ainda não tem claro o que pretende alcançar em sua vida, comece hoje a pensar. Se achar necessário escreva suas metas, seus objetivos em um papel e mantenha-o em um local onde possa visualizá-lo com frequência. Pode parecer difícil, mas comece pensando o que deseja alcançar no próximo ano. Depois passe para daqui dois, três anos. Por fim pense no que deseja alcançar daqui 10 anos.

A partir daí crie objetivos, ações menores que precisarão fazer para, ao final, alcançar suas metas maiores. A motivação surge quando há sentido no que você está fazendo e o grau de motivação aumenta conforme você alcança suas metas.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

A motivação surge quando há sentido no que você está fazendo e o grau de motivação aumenta conforme você alcança suas metas

O leitor no divã

I.O.P., 20 anos – Estou trabalhando em uma loja há um mês e quero muito manter meu emprego, pois gosto do que faço. O problema é que as outras pessoas que trabalham comigo são muito competitivas e tentam puxar meu tapete. Mesmo assim eu vendo bem e sou vista com bons olhos pelos meus chefes. Essa situação me incomoda, pois me relaciono muito bem com as pessoas, mas ali no trabalho não consigo, porque nem sequer me deixam relacionar-me com elas. Tenho medo de acabar perdendo o emprego em alguma das tentativas de me prejudicarem.

Taísa – O ramo de vendas, especialmente em lojas, é costumeiramente competitivo. Mas se você vende bem esse é o primeiro passo para manter seu emprego. Para relacionar-se bem com suas colegas, procure agir como se nada estivesse acontecendo. Sorria, diga bom dia, boa tarde, mesmo que estejam fazendo algo para puxar seu tapete, como você diz. Demonstre que isso não lhe atinge e que, não importa o que façam, você continuará vendendo e não sairá da loja. É muito provável que elas percebam isso e comecem a ver o quanto pode ser produtivo e agradável manter um bom relacionamento com você.

  •  

Deixe uma Resposta