• Postado por Tiago

Um novo ano se inicia e com ele a esperança de tempos melhores. Muitas são as promessas de crescimento econômico na nossa região e no Brasil e junto com esse crescimento vem a competitividade. Para conseguir manter seu lugar ao sol é preciso levantar a cabeça e correr atrás.

Com o crescimento econômico e tecnológico é natural que as empresas busquem por profissionais melhor capacitados. Isso faz com que a concorrência aumente ainda mais. Seja para manter seu emprego ou procurar um novo, é fundamental que você busque cada vez mais se atualizar.

Isso não necessariamente significa que precisará entrar em outra faculdade, fazer uma pós-graduação ou mestrado. Todas essas coisas são importantes e fundamentais, desde que sejam bem aproveitadas. Mas ler, fazer cursos, participar de treinamentos também são excelentes instrumentos para o desenvolvimento profissional.

Além disso, o desenvolvimento pessoal enquanto profissional se faz cada vez mais necessário e importante. Buscar aperfeiçoar habilidades como de relacionamento, de trabalho em equipe, de gestão de tempo, de liderança, de cooperação, de pró-atividade, de comunicação podem ser ainda mais importantes do que o conhecimento técnico.

O que fazer para se diferenciar no mercado de trabalho

Comece traçando alguns objetivos. Se já está trabalhando sabe melhor do que ninguém no que precisa se aperfeiçoar, que assuntos precisa dominar melhor e saber mais, que podem contribuir para o bom desempenho da sua função. Além disso, início do ano é a época perfeita para traçar novas metas, novos projetos, avaliar como tudo vem sendo feito e se é necessário e adequado fazer modificações ou apenas alguns ajustes.

Se não está trabalhando, o primeiro passo é definir uma área que deseja seguir, buscar aperfeiçoar-se e correr atrás de uma oportunidade.

É comum ouvir muitos “nãos”, enviar currículos, distribuir e ficar esperando respostas que demoram para chegar. Mas não desanime e aproveite esse tempo para se informar, se aperfeiçoar. Se for possível, faça cursos, invista em você!

Dicas para uma boa comunicação no trabalho

Se comunicar com outras pessoas é algo natural. Mas é possível adquirir e desenvolver técnicas que possam melhorar ainda mais a comunicação. Aí vão, então, algumas dicas:

– Demonstre confiança ao passar alguma informação. Se for necessário, busque inteirar-se melhor do assunto antes de repassá-lo.

– Cuidado com a apatia. Fale com firmeza, de forma serena, mas firme.

– Siga um raciocínio lógico para evitar erros como a incoerência e discursos muito longos.

– Seja paciente e repita o que disse, se for necessário. Falar impacientemente faz com que as pessoas não entendam o que está sendo dito.

– Seja humilde, não use de arrogância em nenhuma situação. Isso só prejudica a comunicação.

– Fale em tom que seja possível o outro lhe escutar, mas que não seja alto demais.

– Dê atenção à pessoa ou pessoas com as quais está falando. Olhe-as nos olhos.

Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288

[taisapsico@gmail.com]

  •  

Deixe uma Resposta