• Postado por Tiago

Interna-polícia--pagina-sete

Central telefônica tava funcionando na casa de Carlos Matias Cardoso

Empresas que contrataram os serviços de internet da E-Cal Telecom, podem ter a comunicação cancelada nos próximos dias. O Departamento de Investigação Criminal (Deic) da capital, prendeu, na quarta-feira, o dono da prestadora de serviços, acusado de estelionato e furto de sinal telefônico. A E-Cal é uma empresa fantasma que roubava sinal da Brasil Telecom para fornecer internet e telefone mais baratos aos clientes. O cabeça do esquema, Carlos Matias Cardoso, 22 anos, foi descoberto após quatro meses de investigação.

O cara foi preso na casa onde morava com o ficante, no bairro Brejaru, na Palhoça. No local a polícia encontrou uma central telefônica clandestina e outros trecos. Carlos é técnico em telefonia, tem inúmeros cursos e trabalhou durante três anos numa empresa da área, onde adquiriu o conhecimento necessário para fazer os gatos.

O furto de sinal acontecia através das linhas de teste da Brasil Telecom. Carlos identificava os locais com essas linhas, abria as caixas e transmitia o sinal furtado para os clientes, sem que eles desconfiassem. Com isso, o serviço era mais barato que o das operadoras regulares e Carlos ganhou vários clientes.

O golpe vinha sendo aplicado desde fevereiro quando deixou a empresa onde trabalhava como técnico. A equipe do delegado Rodrigo Green chegou até o safado a partir da suspeita de que alguns serviços tavam sendo clonados. Outro técnico que ainda trabalha na empresa onde o espertalhão trampava pode estar envolvido no rolo.

A polícia vai ouvir o Carlos nos próximos dias, além dos responsáveis das empresas que contrataram a E-Cal. O delegado destaca que os contratantes não têm nada a ver com o crime, que era muito bem executado, inclusive com emissão de nota fiscal. Carlos permanece preso na carceragem do Deic e vai responder por furto de sinal e estelionato. A polícia ainda não tem conhecimento de quanto o traste lucrou com a brincadeira, mas pelo nível da decoração da baia onde mora não deve ser pouca coisa.

Saite na intenet

Até a tarde de ontem, ainda permanecia no ar o saite da empresa fantasma. A página bonitona tem dados sobre a empresa, contatos e até tarifas. Um dos links informa sobre a possibilidade do interessado reduzir o consumo telefônico em até 85% se contratar a operadora.

  •  

Deixe uma Resposta