• 21 nov 2009
  • Postado por Tiago

* Uma camiseta lavada a 60º C, secada em máquina e passada a ferro libera quatro quilos de emissões de dióxido de carbono em toda sua ?vida? útil. Isso é o equivalente a uma viagem de avião de 27 quilômetros. Ou seja: prefira, quando possível, não passar, secar naturalmente e lavar com água fria.

* Made in onde? Além da energia e poluição despendidas no transporte entre países, a roupa produzida em outros lugares pode esconder muitos problemas. As condições de trabalho de países subdesenvolvidos, por exemplo, te deixaria com vergonha de usar uma daquelas blusinhas que vieram de Nova Iorque…

* Comprar roupa de segunda mão não é simplesmente uma modinha vintage. É um jeito de dar uma segunda vida útil pra roupa que poderia parar na lata do lixo. No caso das roupas de materiais sintéticos, por exemplo, a decomposição pode durar centenas de anos. Nisso, esse lixo pode liberar metano, que colabora com o efeito estufa e, portanto, piora a situação do aquecimento global.

* Poliéster é barato e prático? e horrível pra saúde do planeta. Contamina o ar e a água, solta substância cancerígena etc.

* Mesmo o algodão, que parece tão inocente, pode usar pesticidas que prejudicam a saúde de quem os planta e colhe. Prefira sempre algodão orgânico.

* Lilian trouxe exemplos de marcas como a Benetton, Stella McCartney e a Edun, criada pelo vocalista Bono Vox e sua esposa, que desenvolvem roupas ecologicamente corretas. ?Não é preciso abrir mão do luxo, do conforto, do design para ser ecofriendly?, comenta. As inovações como as fibras naturais e algodão orgânico foram destaque, bem como os produtos derivados do milho, bambu e até mesmo as novas formas de se extrair a seda.

É bem por aí, queridos leitores, e já deu pra perceber que não é nada eco chic comprar, comprar e comprar para trocar de armário a cada estação? Claro, queridos… Óbvio que esta ainda é uma discussão que vai dar muito pano pra manga, mas vale refletir!

Após o evento, a jornalista fez o lançamento do seu livro ?Ecobags ? Moda e Meio Ambiente? e aproveitou para autografar alguns exemplares.

Bolsas ecologicamente corretas, criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch

Bolsa criada pela Osklen, com lona criada a partir de fibra de juta. Os resíduos criados a partir da sacola são tratados, assim como a água, que é posteriormente devolvida ao meio ambiente.

  •  

Deixe uma Resposta