• Postado por Tiago

GERAL-11---porto-belo-improprio-pra-banho

Em Porto Belo, dobrou o número de pontos impróprios pra banho

O relatório de balneabilidade divulgado ontem pela fundação do Meio Ambiente (Fatma) não é nada animador pra quem tava pretendendo sijogar no marzão durante o fim de semana. De Barra Velha a Bombinhas tem 20 pontos contaminados com cocô. Quem ficou com o primeiro lugar na sujeirada, pela segunda semana seguida, foi a Penha, que tá com cinco pontos impróprios pra banho. A Terra do Marisco é seguida de perto por Itapema, que tem quatro lugares cagados. Situação boa, mesmo, só nas Piçarras, onde não foi achado nenhum ponto poluído.

A análise da Fatma leva em conta a quantidade de bactérias escherichia colia que aparecem em cada amostra. Os bichinhos são encontrados em cocô de bichos e gente, e indicam que tem contaminação por esgoto no local. Em toda a Santa & Bela são analisados 193 pontos. Ao todo, 52 tão sujinhos, o que dá quase 27%.

Por aqui, além da Penha e de Itapema, quem também não tá bem na foto é Navega. Das três coletas feitas nas praias da city, duas tavam contaminadas com porcarias. A coisa piorou pros lados de Porto Belo, que teve dois lugares considerados impróprios na semana passada, e nesta semana passou pra quatro.

Mas a situação tá melhorzinha em Balneário Camboriú e Bombinhas. A Maravilha do Atlântico, que na semana passada tava com quatro das 14 amostras coletadas contaminadas, desta vez reduziu o número pra três. Nas Bombinhas, das oito coletas, três tavam sujinhas na semana passada e agora são duas.

Itajaí e Barra Velha têm um ponto cagado cada uma. Em terras peixeiras, o problema tá na praia de Cabeçudas. Em Barra Velha, é da lagoa que o povão deve tomar distância.

Chuva piora resultado

No relatório divulgado pela Fatma diz que a sujeirada na praia pode aumentar em função do sistema de saneamento capenga, o aumento no número de pessoas que circulam pelo litoral durante o verão, e as chuvaradas, que lavam as ruas e levam tudo quanto é porcaria pra dentro do mar. Quem se arrisca a nadar em lugares impróprios arrisca ganhar uma doença de pele, uma bela dor de barriga, ou até uma hepatite.

Onde tão os locais contaminados com cocô?

Balneário Camboriú ? lagoa de Taquaras, pontal Norte e em frente à rua 4900

Barra Velha ? em frente à rua Dr. Plácido Gomes de Oliveira

Bombinhas ? extrema direita da praia de Bombas e canto direito da praia de Bombinhas

Itajaí ? praia de Cabeçudas, em frente à rua Quintino Bocaiúva

Itapema ? à direita do rio Bela Cruz, e em frente às ruas 227, 319 e 205

Navegantes ? foz do rio Gravatá e em frente à rua 8150

Penha ? praia do Quilombo, praia da Fortaleza, praia de São Miguel, e na praia da Armação, em frente às ruas Antônio Aniceto da Costa e Maria Emília Costa.

  •  

Deixe uma Resposta