• Postado por Tiago

?Caminhos do Divino? e ?Tradição de Fé? são a última atração de 2009 do cineclube da fundação Cultural

Na quarta-feira, às 19h30, a fundação Cultural da Maravilha do Atlântico faz sua última sessão de cinema no arquivo histórico com os documentários ?Caminhos do Divino? e ?Festa do Divino – Tradição de Fé?. O primeiro documentário aborda as origens da festa e como ela se realiza na ilha da Santa & Bela. O segundo mostra como é a festa religiosa mais popular do litoral catarinense, suas raízes e a forma como a tradição rola no arquipélago dos Açores. Os dois vídeos foram realizados pelo manezinho Zeca Pires.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas práticas do catolicismo popular. A origem é de Portugal, a partir do século 14, em que a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos chamados ?Bodo aos Pobres?, com farta distribuição de comida e esmolas. As celebrações aconteciam 50 dias após a Páscoa, no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos sob a forma de línguas de fogo, segundo conta o novo testamento.

A devoção ao Divino encontrou um solo fértil nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras colônias de açorianos, como a Nova Inglaterra, os Estados Unidos e o Brasil.

  •  

Deixe uma Resposta