• Postado por Tiago

Prepare o bolso. Em 2010 a inflação vai bater na sua porta. Ao menos é o que acham os espertalhões do banco Central brasileiro. Pelo boletim Focus, publicação que sai toda segunda-feira com base nos principais índices econômicos do país, os sabichões apontam tendências de mercado. Uma delas é que a meta de inflação medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2010 pulou para 4,43%. Até semana passada, a previsão era de que o IPCA chegasse no máximo a 4,26%.

O índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e o índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) são outros dois índices que deixam os técnicos do banco Central em alerta quando o assunto é inflação. Os dois têm projeção de 4,50% de alta para o ano que vem.

A notícia ruim do boletim Focus acabou por aí. Outros índices podem fazer o dragão da inflação dormir mais um pouco. Um deles é o índice de Preços ao Consumidor (IPC), que é medido pela fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), do governo federal. A estimativa de 4,50% em 2010 baixou para 4,10%.

Também há previsão de um crescimento de 6,85% da produção industrial para o ano que vem. Até semana passada, essa estimativa era de 6,55%. Isso significa dizer que também está previsto o número de empregos no país.

  •  

Deixe uma Resposta