• Postado por Tiago

INTERNA-9-ABRE-garçom-023

Garçons têm que unir habilidade e velocidade pra vencer a prova

A tradicional corrida de garçons de Balneário Camboriú já tem data marcada. Este ano, o evento rola na segunda-feira que vem, Dia do Garçom. Mas o pessoal que quiser concorrer pra ganhar uma motoca zero-bala terá que correr desde já. Termina hoje a inscrição pro concurso, que é digrátis.

O registro dos concorrentes termina às 18h de hoje, na sede do sindicato dos empregados no comércio hoteleiro e similares (Sechobar), na rua 600. Pra se inscrever nesta 13ª edição da corrida, basta o interessado levar a carteira de trampo que comprove que ele é mesmo garçom e a carteirinha do sindicato.

Quem não é associado pode participar se passar a fazer parte da trupe. Pros atrasados, no dia do evento também será feita a inscrição dos interessados, mas apenas daqueles que já são associados ao sindicato.

A largada da corrida tá marcada pras 9h30 de segunda. O percurso será na avenida Atlântica com largada da praça Almirante Tamandaré e chegada no restaurante Chaplin. Os garçons terão que correr 120 metros, equilibrando uma garrafa de cerveja na bandeja.

Aquele que chegar primeiro ganha a motona. O segundo lugar ficará com R$ 1 mil, o que vier logo atrás ganhará 500 pilas. Quem chegar em quarto lugar, receberá 250 contos.

Até ontem, 44 homens já tavam inscritos na disputa. Já as mulés tavam mais tímidas e apenas oito garçonetes marcaram presença na corrida. Este ano, a competição será dividida em etapas eliminatórias, a classificatória e a final, pra evitar que a competição prejudique algum atleta da bandeja.

A presidente do sindicato, Olga Ferreira, conta que em 2009 a competição já dobrou o número de inscritos porque a premiação tá mais atrativa. Afirma que a corrida será concorrida pacas, já que disputarão os prêmios o bicampeão Kaio Garcia Moraes e o também bicampeão Sandro Eirch, o Chirú. ?Os dois já têm duas motos e agora um quer passar na frente do outro. Mas é claro que nada impede que outro competidor faça melhor e ganhe o prêmio?, comentou.

Trânsito desviado

Durante a corrida, o trânsito da avenida Atlântica será desviado pra Brasil. A passagem de carangos será bloqueada com cavaletes e cones da rua 1400 até a praça. Guardinhas da Compur também vão bater o cartão por lá pra evitar que o desvio vire bagunça. A rua deve ser interditada pelas 9h e só será liberada dinovo pelas 12h.

Os 10%

Olga aproveitou pra relembrar que tá lutando pelo pagamento dos 10% aos garçons da terrinha. O cliente não tem obrigação de pagar a taxa pelo serviço, no entanto, se o pagamento foi feito deve ser repassado ao trabalhador. ?É uma coisa imoral que está acontecendo. Tem garçom que trabalha só pelos 10% e não recebe salário. E também têm casos de patrões que cobram os 10%, mas não repassam ao funcionário?, conta.

Pra acabar com problemas como estes, desde março o sindicato tem organizado reuniões junto ao patronal pra debater o assunto e regularizar a cobrança dos 10%.

  •  

Deixe uma Resposta