• Postado por Tiago

dona-fausta-resto-de-ontem

A palpiteira da Caninana traz receitas da hora pra não desperdiçar um bago de arroz sequer na hora da boia

 

Torta salgada

torta-salgada

Sobrou ensopado? Tá enjoada de comer café com pão e pintou a vontade de comer um salgadinho à noite? Tá sem ?conduto? pro almoço? Seus problemas acabaram com esta torta salgada, que lá em casa chamam de ?pingado?. É uma massa de liquidificador e o recheio é o que tiver na geladeira.

Ingredientes

1 xícara de óleo

2 xícaras de trigo

1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

1 xícara de leite

2 ovos

1 cubo de caldo de legumes

Modo de fazer: bater tudo no liquidificador e colocar numa assadeira untada e enfarinhada. Colocar o recheio da preferência em colheradas em cima da massa e polvilhar com queijo ralado. Colocar no forno médio por cerca de 40 minutos.

 

Pudim de pão

pudimpaomandarim002

Têm várias formas de aproveitar pão francês velho ? colocar na massa de bolinho de carne pra dar consistência; fazer rabanadas, ou fatia do céu, como alguns conhecem, passando as fatias em ovos batidos com açúcar e fritar; torradas que quebram o galho quando sisquecem de comprar pão e o indefectível pudim de pão. Tem várias receitas de pudim, mas a que eu mais gosto é essa:

Ingredientes

4 ovos

1 xícara de açúcar

1 copo de leite

2 pães salgados amanhecidos

Modo de fazer

Bater tudo no liquidificador e colocar em forma caramelizada com uma xícara de açúcar. Assar numa forma em banho-maria por cerca de 40 minutos e só desenformar depois de frio. Slép!

Baião de dois

baião-de-dois

Nos meses em que peguei marmita, sobrava muito arroz. E fazer bolinho toda semana não dá, né? É fritura e eu não tô podendo. Então fiquei fuçando na internet outras receitas. Teve de pizza a arroz de forno, mas achei mais legal o baião de dois, que aproveita também a sobra de feijão.

Ingredientes

1 xícara de feijão cozido

1 ½ xícara de arroz

1 xícara de lingüiça

1 xícara de sobra de carne

1 cebola picada

2 dentes de alho socados

1 queijo coalho picado

2 tomates picados

1 pimentão picado

Salsa e cebolinha verde

Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Refogue cebola, alho, tomate e pimentão no azeite. Junte o feijão, o arroz, a lingüiça e a carne. Refogue bem, tempere com sal e pimenta. Coloque o queijo e o cheiro verde e sirva.

 

Arroz de carreteiro

arroz-de-carreteiro

Este é para quem não passa sem um surrasquinho de fim de semana. Com as sobras da costela (não a gordura), picanha e linguicinha dá pra fazer um suculento arroz de carreteiro, e sem gosto de ontem.

Ingredientes

300g de churrasco

2 xícaras de arroz

4 colheres de óleo

1 cebola picada

2 tomates picados

1 pimentão picado

2 dentes de alho

1 colher de sopa de massa de tomate

Tempero verde e sal

Modo de preparo: frite o alho, a cebola e o tempero verde picados em azeite bem quente na panela. Coloque a massa de tomate e após a carne picada. Frite um pouco e ponha o arroz. Misture tudo e adicione água fervente. Baixe o fogo até cozinhar o arroz. Sirva molhadinho.

 

Salpicão de frango

Salpicão-salada

Além de servir de recheio para panquecas e tortas, o resto de frango assado também fica ótimo numa salada, desfiadinho com legumes. Anota aí:

Ingredientes

1 talo de salsão

1 alface americana

1 tomate picado

1 lata de milho

1 lata de ervilhas

2 xícaras de frango

1 xícara de maionese

1 colher (sopa) de azeite

1/2 cebola picada

1 maçã verde

1 cenoura ralada

Cheiro verde picadinho

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo: raspe o salsão, tire os fios e corte em tirinhas junto com o tomate e a maçã e coloque-os numa tigela. Coloque a cebola em água gelada por meia hora e escorra. Junte a ervilha, o milho, o frango, a cenoura e a maionese e misture tudo. Ponha pra resfriar meia hora antes de servir com batata palha e passas brancas.

  •  

Deixe uma Resposta