• Postado por Tiago

A reforma do telhado do Hospital Marieta Konder Bornhausen e o enrosco do trânsito peixeiro foram os assuntos discutidos na reunião da Associação Empresarial de Itajaí – ACII, na noitinha de ontem. Tanto o povo do hospital quanto da Coordenadoria de Trânsito e Transporte de Itajaí – Codetran – participaram do blablablá pra contar a quantas anda a situação dos respectivos setores.

Quanto à reforma do puxadinho das freiras, a psicóloga Rosângela Manfroi Scaratti explicou que o telhado das Clínicas do Sistema Único de Saúde do hospital foi todo reformado, totalizando uma área de 2.400 m², graças ao apoio da Câmara de Construção Civil da ACII, que foi buscar apoio de empresários em Sumpaulo pra fazer a obra, que levou 50 dias pra ficar pronta.

Já o chefe da Codetran, José Alvercino Ferreira, relembrou a todos sobre a implantação do novo sistema de Estacionamento Rotativo em Itajaí.  Como já foi apresentado em 28 de março na ACII, o sistema de parquímetros foi implantado em 40 cidades, além de ser modelo em grandes cidades do mundo.  Alvercino acredita que o sistema estará instalado e em funcionamento até o final de junho.  De acordo com ele, a parte burocrática já está em andamento. 

Roberto Dias Rocha, engenheiro da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano também falou sobre a atual situação, necessidades e futuros projetos para que haja maior fluidez e segurança no trânsito de Itajaí.  Segundo ele, hoje há um veículo para cada 1,6 habitante na cidade.  Para os técnicos, são três os fatores imprescindíveis para que haja segurança: maior fiscalização, planejamento viário e educação no trânsito. 

Além disso, o engenheiro citou uma série de necessidades que aos poucos estão sendo planejadas e executadas, como a padronização de pisos das calçadas, ampliação e integração do sistema cicloviário, integração do Sistema Municipal de Transporte Coletivo e mudanças no sistema viário de Itajaí. 

O povão que assostia a reunião abriu a boca pra reclamar dos pontos onde rola tranqueira, como na avenida Sete de Setembro, rua Uruguai, rótulas, entradas e saídas da city, e outros tantos perrengues.

  •  

Deixe uma Resposta