• Postado por Tiago

Espetáculo conta as angústias e delícias de quem já passou dos 30 e continua na lida

abre-mulheres-de-trinta

Se prepara que as gatonas vão contar cada caso cabeludo…

Amanhã, o Teatro Municipal de Itajaí recebe, às 20h30, uma galera que não tá nem aí por ter passado dos 30: elas querem mais é curtir a vida e estender os verdes anos até o corpitcho pedir arrego. O espetáculo ?Confissões das mulheres de 30?, escrito por Domingos de Oliveira (o mesmo de ?Confissões de Adolescentes?) traz pra Itajaí as atrizes Juliana Araripe, Camila Raffanti e Mariana Melgaço. O preço dos ingressos é salgadinho: R$ 50, mas dá pra baixar 10 pilas trazendo um agasalho. Já estudantes e véinhos pagam R$ 25.

A peça é levada em tom de deboche e aborda a crise existencial que rola pra quem insiste em ter 20 anos, apesar de não usar mais manequeim 38. E mostra como as rasteiras que a vida dá podem ser uma bela lição. Sexo, trabalho, amores, família, amigos, compras são alguns dos temas tratados com humor e presença de espírito.

Segunda adolescência

Domingos Oliveira diz que os textos escandalizam e, ao mesmo tempo, encantam, buscando sempre a identificação com o público. Escrita em 94, quando o autor colheu vários depoimentos de mulheres e transformou numa peça, quando rolava o seriado gringo ?Sex and the City? (Sexo e a Cidade). Visto por mais de 100 mil pessoas, a proposta é de um teatro-depoimento pra mostrar o que as mulheres pensam e como lidam com as realizações e frustrações típicas dessa fase tumultuada da vida, chamada de ?a segunda adolescência?.

A diretora, Fernanda D?Umbra, diz que o resultado é um trabalho documental. ?Uma peça que se alterna o todo tempo, como o próprio raciocínio das mulheres de 30?, afirma. A atriz Juliana Araripe brinca que nessa idade, a mulher tá centrada no ?agora ou nunca?, pois ter 30 anos é perceber que você já não tem mais 20 pra se arriscar em tudo e ainda tem que casar, ter filhos e tentar chegar bem sucedida aos 40. Ô função!

Depois da city peixeira, a turnê de ?Confissões das mulheres de 30? vai para Floripa, no centro de eventos da UFSC, e Blumenau, no Teatro Carlos Gomes.

A peça traz texto originais de Clarice Niskier, Priscilla Rozenbaum, Domingos Oliveira, Dino Menasche, Lenita Plonczynski, Dedina Bernardelli, Cacá Mourthé, Clarisse Derzié e Maitê Proença. O figurino é de Marina Reis, cenário de Valdy Lopes Jr., iluminação de Marcelo Montenegro, trilha-sonora de Carlos Eduardo Miranda e fotografia de Salvador Cordaro.

  •  

Deixe uma Resposta