• Postado por Tiago

Um rombo numa tubulação de água no bairro Ilhota deixou quase duas mil pessoas sem água durante uma semana em Itapema. O perrengue foi tão grande que a falta d’água chegou ontem ao bairro Estaleirinho, em Balneário Camboriú. O problema foi encontrado pelos barnabés da Águas de Itapema por volta das 16h e a empresa, através da assessoria de imprensa, disse que o abastecimento voltaria ao normal ainda ontem.

Laisa Ariane Rilaeter, 21 anos, seu marido e seus dois filhos são alguns dos moradores do bairro Ilhota que têm feito milagres há uma semana pra cozinhar e tomar banho. A água não chega à torneira da casa deles desde o dia 30 de dezembro. Com isso, a moça já acumula pilhas de louça e roupa suja. Ela ainda garante o banho da família com o pouco que consegue tirar com balde de uma bica na rua 1202. “Desde quando os turistas começaram a vir pra cá, não tem uma gota”, conta.

A dona de casa conta que alguns empresários e até gente da própria prefeitura têm dado um pulo na tal bica e abastecido caminhões-pipa pra encher a caixa de água de restaurantes e hotéis próximos, que também sofrem com a falta do líquido precioso. “Está complicado. Estão levando nossa água pros turistas”, lamenta.

O que aconteceu?

Segundo a assessoria de imprensa da Água de Itapema, o que causou todo o perrengue foi um vazamento na tubulação principal da rede que abastece o bairro Ilhota, que tem até uma estação de tratamento só pra ele, com água captada de um riacho. Pra piorar a situação, o vazamento era perto de uma galeria de escoamento da chuvarada. A água caía direto na rede pluvial e ninguém conseguia encontrar o vazamento.

O perrengue irritou a prefa. O diretor do departamento de regulação da prefa, Adilson Machiavelli, colocou os responsáveis pela empresa de água contra a parede e obrigou a encontrarem o problema logo ou poderiam tomar uma multa no lombo e até ter o contrato cancelado. Quanto à denúncia que caminhões-pipa da prefeitura estariam retirando água do poço, Adilson jura que isso não tá acontecendo e prometeu multar os empresários que forem flagrados tirando água da bica do povão.

  •  

Deixe uma Resposta