• Postado por Tiago

A Semana da Cultura Pop Japonesa será realizada entre os dias 18 e 23 de agosto no campus da UFSC em Floripa. O evento conta com uma vasta programação na faixa pros amantes dos costumes orientais, como a exibição do tradicional filme de samurai Yamazakura, sessões de animês e demonstrações da arte marcial Tai-Chi-Chuan.

Entre as principais atividades estão as exposições “Armaduras, Arcos e Elmos” e “Hinamatsuri e Dia das Crianças”. Esta última mostra como é o ritual do Dia das Crianças, que na cultura japonesa é dedicado aos meninos, e a festa típica Hinamatsuri, conhecida como Festival de Bonecas.

O evento também traz as tradicionais cerimônias de chá, demonstrações de como vestir quimono e palestras com temas diversos como “Mitos e Lendas dos Guerreiros Japoneses” e “Moda e Comportamento dos Jovens de Harajuku”, uma região de Tóquio, que reúne jovens conhecidos pela excentricidade de suas roupas.

Os workshops de origami básico e avançado, mangá e cosplay são as únicas atividades cobradas, com o valor de R$10. A matrícula deve ser feita antecipadamente na sede da Associação Nipo-Catarinense, na avenida Hercílio Luz, ou na hora dos cursos, se ainda houver vagas.

Escolas podem agendar visitas à exposição através dos telefones (48) 9989-2219, com Albertina Fonseca, ou (48) 9608-9500, com Hisae Y Kaneoya. Após o passeio os alunos assistem a um filme japonês e participam de uma aula de origami temático.

A abertura da semana terá shows do Grupo de Taiko da Associação Nipo-Catarinense e da cantora lírica japonesa Masami Ganev. A cerimônia começa às 18h30 da terça-feira, 18, no hall da Reitoria. Logo após, às 20h, no auditório da Reitoria, a orquestra escola da Fundação Cultural Franklin Cascaes se apresenta.

O evento é organizado pela Associação Nipo-Catarinense e pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) UFSC.

Confira a programação completa da Semana da Cultura Pop Japonesa no saite www.nipocatarinense.org.br ou www.secarte.ufsc.br

  •  

Deixe uma Resposta