• Postado por Tiago

ESPECIAL---ABRE-Balneario-interpraias

Circuito Costa Verde & Mar tem trajetos por 11 municípios e dá preferência às estradas de chão que cortam a região

Circuito fechado passa por regiões como a rodovia Interpraias em Balneário Camboriú

TEXTO: Adão Pinheiro

Sobre duas rodas existe um mundo a descobrir. Principalmente se você é proprietário de uma das 50 milhões de ziquinhas que estão circulando no Brasil e está em busca de um pouco mais de emoção e aventura em seus passeios. Na Santa & Bela, que tal escolher o Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar, que traz a possibilidade de conhecer de bicicleta o litoral da região da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí (Amfri)? Num total de 270 quilômetros, o percurso dá preferência à estradas de terra e ruas urbanas, evitando ao máximo os caminhos asfaltados.

O circuito será lançado oficialmente durante a Adventure Sports Fair, maior feira de esportes de aventuras da América do Sul, evento que começa amanhã e segue até domingo no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O primeiro teste do circuito ocorreu durante o 8º Encontro Nacional de Cicloturismo em Campos do Jordão, também em São Paulo.

O trajeto foi planejado para ser completado em, no mínimo, seis dias. A proposta é dar tempo suficiente para curtir as inúmeras opções de lazer que a região oferece e será um diferencial a mais na temporada de verão 2009/2010 para os turistas que gostam de pedalar e escolhem a região como destino. No próximo dia 16 de setembro será realizado um encontro regional envolvendo todos os atendentes dos postos de informações turísticas, hoteleiros, proprietários de oficinas de bicicletas e restaurantes da região, para apresentar o roteiro e envolvê-los na recepção deste tipo de turistas.

O presidente da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú (ACBC), Fernando Baumann, explica que, por onde o circuito passa, a comunidade está sendo orientada a receber bem esse público. O cicloturista Carlos Beppler fala que, mais do que ir a um determinado lugar, viajar de bike é o ato de viver intensamente cada momento.

Incetivos

Atualmente, incentivos para você ter uma bicicleta não faltam. Tudo para associar a própria imagem a uma vida saudável e a uma atitude positiva diante do meio ambiente e da sociedade, que agora ganha um roteiro diferenciado na região do Litoral Centro Norte. As Nações Unidas, por exemplo, elegeram a magrela como símbolo do transporte sustentável e, para quem acha que o Senado brasileiro virou cenário para os políticos lavarem roupa suja, vale a informação de que o senador Inácio Arruda, do PCdoB de Pernambuco, apresentou em maio um projeto de lei isentando partes e peças de bicicletas dos Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI). O projeto está na Comissão de Economia do Senado. Em 2007, foram produzidas no Brasil 5,5 milhões de bicicletas, sendo 50% para o uso de transporte, 32% destinado ao público infantil, 17% para recreação e lazer e 1% em esportes de competição.

Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo oito deles no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior que são Luís Alves, Ilhota e Camboriú. Em cada trecho existem inúmeras oportunidades de deixar a bicicleta de lado por uns instantes e praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, passeio de caiaque, surfe, windsurfe e até voos de ultraleve. ?Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves?, acrescenta a assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Vivian Floriani.

  •  

Deixe uma Resposta